Cidades

Fiscalização de lan houses será retomada

Órgãos de defesa do consumidor recolherão os jogos virtuais Counter Strike e Everquest, cuja comercialização está proibida em todo o Brasil

postado em 06/06/2008 08:16
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) planeja ação de combate aos jogos eletrônicos Counter Strike e Everquest para os próximos dias. A fiscalização para retirar do mercado brasiliense os dois jogos considerados ;impróprios para o consumo; pela Justiça contará com a participação de agentes da Delegacia do Consumidor (Decon). O pedido de proibição de outros três jogos, feito pela Procuradoria-Geral do Ministério Público Federal (MPF) em Minas Gerais (MG), já está sob avaliação da 1; Região do Tribunal Regional Federal (TRF). Trata-se dos Role-Playing Games (RPG) Vampiro: a máscara, Illuminati e Demônios;a divina comédia. Nesses casos, os participantes representam papéis de personagens imaginários.

A retomada das operações vem após o Correio publicar reportagem que mostrou que os dois jogos virtuais podiam ser comprados em feiras ou acessados em lan houses um ano depois de terem sido proibidos em todo o território nacional ; de acordo com a sentença da 17; Vara Federal da Seção Judiciária de MG. O diretor do Procon-DF, Peniel Pacheco, afirmou que lan houses já notificadas pelo instituto serão punidas. ;Nós temos os cadastros dos estabelecimentos advertidos anteriormente;, garantiu. Segundo o delegado titular da Decon, Ailton Carlos da Silva, a pena para a desobediência varia de um a dois anos de detenção. ;Mas os responsáveis podem converter esse tempo em medidas sociais;, disse.

O Counter Strike reproduz a guerra entre terroristas e antiterroristas ; os participantes devem matar o maior número de adversários para ganhar pontos. Segundo o texto de avaliação da equipe técnica do Procon goiano, o Everquest ;leva o jogador ao total desvirtuamento e a conflitos psicológicos pesados;. Entre as tarefas dos participantes para entrar em clãs de personagens estão mentiras, subornos e até assassinatos.

Para a Justiça, os jogos de RPG também têm conteúdo questionável. ;Já tivemos casos de assassinatos em rituais em Ouro Preto (MG), durante jogos como o Vampiro;, ressaltou o procurador-geral da República de MG, Fernando Almeida, autor da ação judicial. Especialistas observam que a realidade violenta, mesmo virtual, interfere no comportamento dos jogadores. ;O jogo pode instigar a motivação à agressividade;, explicou o professor da Universidade de Brasília (UnB) e psicólogo Áderson Costa.

Aliança
A criação de um canal de denúncia que integre o maior número de órgãos de fiscalização foi a forma encontrada pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPCD), do Ministério da Justiça, para combater as irregularidades no comércio. A medida foi proposta ontem pela coordenadora de assuntos jurídicos do Departamento, Maria Beatriz Corrêa. ;Queremos envolver conselhos tutelares e delegacias do consumidor. Estamos formando um grupo para debater a melhor forma de integração;, explicou Beatriz.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação