postado em 08/06/2008 21:40
Com 46% dos votos, os moradores de Brasília elegeram o Ipê da 206 Sul, com mais de 15 metros de altura e carregado de buquês, como o mais bonito da cidade. Em segundo lugar, com 23% de adesão, ficou o ipê-roxo da Esplanada dos Ministérios. O ipê do Núcleo Bandeirante (11%), 213 Sul (8%), 305 Sul (4%), Centro de Convenções (3%) e Jardim Botânico (1%) completaram a votação.
Os internautas tiveram seis dias ; entre esta terça-feira (03/06) e a manhã deste domingo (08/06) ; para responder ;Qual o ipê mais bonito da cidade?;, na enquete do correiobraziliense.com.br. Também foi disponibilizada uma galeria de fotos para os votantes conferirem a chegada dos ipês, no final do mês de maio. Tradicionalmente, as flores marcam a chegada da seca na capital federal.
Além dos ipês-roxos existem também os brancos (tabebuia roseo-alba) e amarelos (tabebuia seratifolia). Segundo reportagem de Érica Montenegro, da equipe do Correio, os ipês têm uma estratégia curiosa de resistir à falta de chuvas. O segredo está na raiz que por ser profunda consegue chegar as reservas de água do subsolo. Para diminuir o gasto de energia e aproveitar melhor a água, a árvore perda as folhas no período de estiagem. E é nesta época que florescem as flores, que contribuem para a preservação da espécie.
O ipê-roxo permanece na cidade até o final de agosto. Já os brancos desabrocham apenas no final da seca, entre setembro e outubro. As amarelas enfeitam a cidade entre julho e outubro.