Cidades

Brasiliense enfrenta 'fila' para tirar a CNH

A cada mês, dois mil candidatos a motorista não conseguem fazer a prova prática do Detran para ganhar a carteira de habilitação. O órgão fará bancas extras ; a próxima será nesta sexta-feira

postado em 10/06/2008 08:23
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran) não consegue atender a demanda de candidatos à prova prática para a emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Todo mês, cerca de 10 mil pessoas se inscrevem para o teste. Mas apenas 8 mil delas se submetem ao exame no período. A procura é tão grande que as auto-escolas fazem mutirão de marcação de prova. Enquanto isso, os aspirantes a condutores ficam em compasso de espera. A avaliação, que deveria ocorrer uma semana após a conclusão das aulas práticas, demora, em média, de 20 dias a um mês.

A espera do cobrador de transporte alternativo Washington Mendes, 19 anos, dura mais tempo. Há dois meses, o morador do Paranoá aguarda para marcar o exame prático e, finalmente, receber a carteira de motorista. Ele já passou por duas auto-escolas no Plano Piloto, mas não conseguiu agendar a prova. A justificativa dos centros de formação ; responsáveis por agendar a data para os alunos ; é a mesma: as bancas do Detran não têm condições de atender todos que buscam a habilitação para dirigir. ;Paguei tudo à vista e já fiz todas as aulas que precisava. Perdi vários dias de trabalho tentando resolver a situação e não tive uma posição concreta até agora;, reclamou Washington.

Atualmente, as bancas ocorrem aos sábados na maior parte das cidades. Há testes durante a semana em duas localidades e para casos especiais (veja quadro). Quando tem feriado prolongado, a fila aumenta porque a banca do fim de semana é adiada. Segundo o diretor-geral do Detran, Jair Tedeschi, a demanda reprimida de 2 mil candidatos por mês se deve a vários fatores. Para atender a todos, seria preciso contratar mais examinadores ou fazer bancas extras. Mas isso aumentaria dos custos. Atualmente, o Detran conta com 300 examinadores. São pessoas do próprio quadro de servidores, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e da comunidade. Cada um recebe R$ 85 por banca. ;Precisamos estudar um meio-termo. A hipótese mais provável é que façamos bancas extras sem aumentar as despesas. Vamos acabar com a demanda reprimida até julho;, antecipou Tedeschi.

Ação emergencial
Nesta sexta-feira, uma banca extra está marcada ; o Detran ainda não informou em que cidade ocorrerá a prova prática nem quantas vagas oferecerá no total. Mas na quarta-feira da semana passada, quando houve a última banca extra, 500 pessoas passaram pela avaliação. Outras deverão ser realizadas para acabar com a fila, até que se encontre uma solução definitiva. O DF tem 1,2 mil condutores habilitados pelo Detran.

Washington espera ser um dos próximos beneficiados. Na auto-escola que cuida do processo do cobrador, atualmente outras sete pessoas tentam uma vaga para a avaliação há mais de três semanas. De acordo com o diretor da empresa, José Paulo de Lima, apenas um em cada 10 alunos faz a prova na data normal. A empresa recebe por volta de 50 novos processos por mês.

;O cliente acha que a culpa é da auto-escola. Porém, a marcação é feita somente pela internet. São poucas vagas. Consegue marcar quem entra no sistema primeiro;, explicou José Paulo. Em outro centro de formação de condutores, os funcionários usam três computadores para garantir as vagas dos candidatos. ;Se fosse um computador só, seria impossível marcar para todo mundo;, relatou a atendente Renata Silva.

Como os examinadores das bancas trabalham durante a semana, há impedimento legal no pagamento pelo serviço. ;Como você explica a pessoa receber o salário por uma função e, naquele mesmo horário, desempenhar outra atividade remunerada? Isso dificulta equacionar o problema;, explicou o diretor de Habilitação do Detran, José Antônio de Araújo. Por isso, as bancas extras devem contar com funcionários do Detran que atuarão de forma voluntária.

DIAS DE TESTES
Confira o calendário tradicional do Detran, sem exames extras:

Sábados
No Plano Piloto e em Taguatinga; em Ceilândia; Gama e Sobradinho

Quartas-feiras Alternadas
Guará e Planaltina

Segundas, quartas e sextas-feiras
Plano Piloto (para portadores de necessidades especiais e adventistas de 7; dia)

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação