postado em 10/06/2008 19:23
Órgãos do governo local e a ONG Rodas da Paz se reuniram durante o seminário ;Brasília: 1.000.000 de veículos ; desafios e soluções; nesta terça-feira (10/06) para fazer um levantamento de melhorias para o trânsito de Brasília. Durante os painéis de discussão foi questionada a mudança dos pólos de atração do centro de Brasília para as cidades satélites. A primeira palestra desta tarde ;Infra-estrutura de trânsito e tranportes em Brasília; foi apresentada pela diretora técnica da Terracap, Ivelise Longhi, o superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Alfredo Gastal e o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil no Distrito Federal (IAB-DF) Igor Campos.
Em seguida, o superintendente do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Eduardo Freire, o presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Brasília, Saulo Santiago, o presidente da ONG Rodas da Paz, Maurício Gonçalves, e o ex-presidente do Detran/DF, Luís Miura, conduziram a segunda palestra. Eles abordaram o tema "Trânsito em Brasília".
O seminário continua nesta quarta-feira (11/06). Serão quatro painéis durante todo o dia. Às 9h, ;Transportes em Brasília;, com o presidente do Sindicato Patronal do transporte urbano Wagner Canhedo; o diretor da Agência Nacional Transportes Públicos (ANTP) Ailton Brasilienses e o deputado federal Hugo Leal (PSC/RJ). A última apresentação será ;Imprensa e Trânsito;. Para debater o assunto foram convidados a editora-chefe do Correio Braziliense, Ana Dubex, o jornalista da Rede Record Sérgio Amaral e o âncora da Rádio CBN, Estevão Damázio.
Críticas
Na abertura do seminário, às 11h desta terça-feira, Arruda apontou falhas na organização do evento ao ver apenas técnicos do governo e não membros da sociedade. ;Reunião de especialistas do governo é importante, mas a população espera mais de nós. O governo não tem solução para tudo. Se tivesse, já teria dado;, frisou. O secretário de Transportes, Alberto Fraga, afirmou que, apesar de todos os presentes no lançamento serem especialistas em trânsito, líderes comunitários foram convidados. "Chamamos membros da comunidade, mas eles não compareceram", disse.