postado em 11/06/2008 20:05
No segundo dia do seminário Brasília: 1.000.000 de veículos - desafios e soluções, o tema Imprensa e Trânsito relembrou ações estimuladas por jornais e revistas para conscientizar motoristas e pedestres. Esse é o caso da campanha Paz no Trânsito criada pelo jornal Correio Braziliense em 1996. O editor assistente da redação do jornal, Carlos Alexandre, enfatizou durante o seminário que o papel formador de opinião da mídia não pode ser esquecido e que é necessário que os cidadãos sejam estimulados à reflexão.
Segundo ele, a importância que a campanha teve para a cidade é notável desde o começo. A inauguração em 15 de novembro de 1996 reuniu mais de 25 mil pessoas no Eixão e desde então a campanha é mantida pelos cidadãos, com atitude e preocupação.
"Passou o tempo que os jornais tinham o papel apenas de relatar os fatos e prestar serviço", afirmou. Para o editor, a imprensa tem que conscientizar e estimular a reflexão nos leitores, principalmente quando os meios de comunicação conseguem incentivar, por meio de campanhas, o bom comportamento no trânsito. Ele finalizou dizendo que esse problema não é só do governo, mas de toda a sociedade: "O exemplo deve partir de todos, inclusive da imprensa".
Parceria com o AA
O seminário também teve a participação nesta quarta-feira (11/06) do diretor do Detran/DF, Jair Tedeschi. Ele anunciou que até esta sexta-feira (13/06) irá procurar a Associação dos Alcoólatras Anônimos (AA) para propor uma parceria durante as blitzes. A idéia é levar o pessoal da associação para acompanhar as fiscalizações. Eles auxiliariam na parte educativa, enquanto os agentes ficariam por conta de fiscalizar e multar - se for o caso. "O agente não pode passar a mão na cabeça dos motoristas embriagados e a equipe do AA tem mais experiência para lidar com este tipo de situação", disse.
Tedeschi afirmou também que tomará outras medidas, como premiar os bons motoristas, incentivar o respeito ao pedestre - não somente na faixa - e criar uma campanha para estimular o uso de bicicletas e do transporte público. "Este seminário não ficará só no papel. Algumas medidas serão colocadas em prática em curto prazo", garantiu. O diretor disse que não pensou em como irá premiar os motoristas, porém a campanha já tem nome: Motorista nota 10.