postado em 13/06/2008 18:40
Foi aprovada nesta sexta-feira (13/06) a paridade na eleição para reitor da Universidade de Brasília (UnB). O Conselho Universitário (Consuni) da instituição decidiu dar mesmo peso aos votos de professores, alunos e servidores nas eleições que devem acontecer em 18 de setembro. Outra reunião do Consuni está prevista para sexta-feira (20/06) para definir como se dará a votação.
Foram 35 votos favoráveis e 27 votos contrários à paridade. Houve quatro abstenções e duas ausências. A votação foi tensa, a vantagem de oito votos só foi aberta perto do fim. "Em alguns momentos houve vaia por parte dos estudantes descontentes com votos contrários, mas não chegou a atrapalhar", contou o membro do Fórum Permanente de Mobilização da Ocupação, Artur Sinimbu.
A reivindicação da paridade ganhou mais força após a ocupação de 15 dias da reitoria da universidade no começo do ano. Os alunos queriam a saída do reitor Timothy Mulholland. Sem a paridade, os votos dos professores tinham peso de 70%, e os votos de alunos e servidores 15% cada.