postado em 16/06/2008 13:20
Uma fiscalização do Departamento de Transportes Urbanos do Distrito Federal (DFTrans) apreendeu 100 vans do Serviço de Transporte Público Alternativo do DF (STPA) e emitiu mais de 400 multas na manhã desta segunda-feira (16/06). O principal motivo das apreensões foi o excesso de passageiros e as multas, em sua maioria, foram por velocidade acima da permitida. A fiscalização aconteceu de 6h às 9h.Segundo a Secretaria de Transportes, o número de fiscais - 50 em toda a secretaria - e os cinco carros disponíveis não permitem uma vigilância mais eficaz. Por isso, essas operações especiais aconteceriam com freqüência. As cidades que recebem a fiscalização, normalmente, são as que mais denunciam os excessos cometidos pelo transporte alternativo. As desta manhã foram Planaltina, Sobradinho e Paranoá.
O Secretário do Transporte do DF, Alberto Fraga, confirma as dificuldades da fiscalização constante, mas explica que uma maneira de sanar este problema são operações especiais como a de hoje. "Nós trabalhamos em cima de denúncia feitas pela própria população. Continuaremos fiscalizando o transporte alternativo enquanto ele existir", afirma. "Mas, acredito que até o fim de junho ele seja extinto", acrescenta Fraga, relembrando os cidadãos da nova frota de microônibus que será disponibilizada em breve para substituir as antigas linhas das vans.
Apreensões
Os 100 veículos recolhidos passaram por uma vistoria minuciosa dos equipamentos obrigatórios, da parte elétrica e do estado de conservação. As principais irregularidades encontradas nas vans foram pneus carecas, falta do extintor de incêndio e barras instaladas no teto e na lateral, que permitem que os passageiros andem em pé, o que é proibido pela lei. Também foram identificados motoristas sem cadastro para dirigir as vans e um cobrador que é menor de idade, ou seja, não poderia exercer a função.
"Não podemos permitir que um veículo destinado ao transporte de 14 pessoas leve 25. Por isso, pedimos à população do DF que faça denúncias pela ouvidoria da Secretaria de Transporte, no telefone 156. Essas denúncias chegam até nossas mãos e nós podemos fiscalizar essas localidades", finaliza o secretário Alberto Fraga.
Os veículos apreendidos foram liberados para a correção das falhas identificadas, mas continuam lacrados para realização de transporte de passageiros. Desde o início deste ano, a fiscalização do DFTrans já autuou e apreendeu 2,4 mil vans do STPA por irregularidades. A multa varia de R$ 127 a R$ 1.080. Contudo, este valor pode dobrar ou triplicar dependendo da reincidência.