Cidades

Forte nevoeiro causa atrasos no Aeroporto JK

;

postado em 17/06/2008 09:03

O forte nevoeiro que amanheceu sobre Brasília deixou o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek fechado na manhã desta terça-feira (17/06). Das 7h05 às 8h15, nenhuma aeronave pôde pousar ou decolar. Às 8h15 as pistas foram abertas apenas para decolagem e às 9h27 para os pousos.

Do total de 81 vôos previstos - do horário em que o aeroporto abriu até às 14h - 56,8% haviam sofrido atrasos e seis tinham sido cancelados. Entretanto, a situação melhorou no início da tarde. Entre às 13h e às 14h, apenas 7,4% dos vôos estavam atrasados.

Os seis vôos cancelados foram o 1853 e o 1495 da Gol, o 3821 e o 3599 da Tam, o 2215 da Varig e o 6717 da Webjet. O vôo 3595 da TAM que partiu de Porto Velho (RO) teve que ser desviado para o aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.

Massa de ar

Este nevoeiro deve-se a uma massa de origem polar muito forte que está atuando desde a região Sul e atingiu parte do Centro-Oeste. Apesar de sua característica fria e seca, no deslocamento ela passou por uma frente fria com fraca atividade entre o Rio de Janeiro e o sul de Goiás deixando o tempo mais úmido distrito federal. Durante o início da manhã, a umidade relativa do ar ficou em 95% e deve terminar o dia em torno de 30%, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).


O fenômeno pode voltar a acontecer, segundo o meteorologista do Inmet Manoel Rangel, devido a proximidade do inverno. "A estação é marcada pelas baixas temperaturas, provocadas por essas massas de origem polar, acompanhadas de nevoeiros no início da manhã", explica.

O que não quer dizer que a cidade vá amanhecer assim todos os dias, ressalta Rangel, já que esse tipo de nuvem ocorre principalmente nas regiões Sul e Sudeste. No Centro-Oeste ele se forma com uma intensidade menor, mas ocasionalmente pode vir mais forte, como ocorreu hoje.

O meteorologista explica ainda uma diferença de nomenclatura. "Tecnicamente, nevoeiro é quando a visibilidade horizontal no solo é inferior a 1km. Neblina é quando ela é superior", diz Rangel.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação