Alunos e professores do Centro de Ensino Fundamental Lago Oeste (CEF-LO) amanheceram com uma triste notícia nesta sexta-feira (20/06). O diretor da instituição, Carlos Ramos Mota, 44 anos, morreu com um tiro no tórax, na chácara onde morava, no mesmo setor em Sobradinho II (DF).
Segundo pessoas ligadas ao educador, por volta das 5h ele teria ouvido um barulho do lado de fora da casa e ligado para a polícia. Ao sair para ver o que estava acontecendo, sofreu um disparo. Uma arma foi encontrada próxima de onde estava o corpo da vítima, o que levantou a suspeita de suicídio entre os agentes, mas a hipótese foi descartada devido à posição do tiro. O crime está sendo investigado pela 35; DP.
O crime deixou a comunidade perplexa. Alunos e professores colaram cartazes de despedidas, agradecimentos e saudades nas salas e corredores da escola e dizem que o diretor era uma pessoa muito querida por sua dedicação e envolvimento com trabalhos de inclusão social.
"Ninguém acretida que a violência tenha chegado tão perto da gente", diz a vice-diretora Margareth Filgueira, 56 anos. Ela define o ex-companheiro de trabalho como um sonhador. Carlos tinha uma meta ambiciosa. Ele queria, segundo a professora, fazer da escola rural onde trabalhava a melhor do DF, do Brasil e até da América Latina.
Ele assumiu a direção do CEF-LO no início deste ano, e desenvolvia importantes projetos como o Pé de Livro e o Tapetes Contadores de História, para despertar o interesse pela leitura; a Oficina de bijuteria, voltada aos trabalhos manuais; além da educação em tempo integral. Entre suas principais ações estão a criação de uma sala multiuso para artes e teatro, a organização da biblioteca e a implantação do laboratório de computação.
Mas as mudanças feitas nos últimos seis meses não agradaram a todos. Gangues e vendedores de drogas que atuavam nas proximidades da escola rural não estavam nada satisfeitas com o diretor e são apontados por moradores da região como possíveis responsáveis pelo crime. Outra possibilidade que não pode ser descartada é a de roubo, já que a casa onde ele morava já havia sido assaltada há cerca de um ano.
Aguarde mais informações.