Cidades

Ginásio de Esportes de Sobradinho II recebe Fórum de Combate à Pichação

;

postado em 20/06/2008 13:53
Com objetivo de alertar os jovens sobre os perigos do envolvimentos com a prática ilegal de sujar os muros da cidade, foi realizado nesta sexta-feira (20/06), no Ginásio de Esportes de Sobradinho II, o terceiro Fórum de Combate à Pichação no Distrito Federal. Integrantes do Picasso não Pichava e do Grupo Cultural Azulim, apoiados pelo deputado distrital Raad Massouh (DEM), ministraram palestras a jovens de três escolas da região.

"Quando o jovem entra para a atividade de pichador, isso abre um leque para uma vida marginal. Ele acaba se metendo com gangues, armas e drogas", explica o diretor-presidente do Azulim, Paulo Henrique de Jesus Cantilo. Segundo ele, a intenção do grupo, que existe desde 1994, é dar aos adolescentes opções de criar para si mesmos um futuro melhor. Esse trabalho de ampliação de horizontes é feito por meio do projeto Jovem de Expressão.

Paulo Henrique explica que os pichadores desconhecem o grafite, e quando eles entram em contato com o universo dos grafiteiro descobrem uma forma de arte respeitada pela sociedade e que pode ser bastante rentável.

A opinião é compartilhada pelo grafiteiro Rales Luiz Santos, que há nove anos participa do grupo Picasso não Pichava. Para ele, alguns jovens só viram pichadores por não perceberem outro caminho. "Só se deseja algo depois que se conhece", diz, defendendo a importância da divulgação da cultura do grafite.

Conscientização
Para o deputado Raad, o papel principal desse fórum é o de conscientização. "Muita criança acha que pichação é brincadeira, mas quando ela vê o quão sério pode ser os malefícios dessa vida desistem disso", diz. O distrital calcula que, se de cada mil crianças, duas ou três forem sensibilizadas já é uma grande vitória.

Já o soldado da Polícia Militar e palestrante no programa Picasso não Pichava, Olivan de Souza Soares, destaca a questão do respeito. Ele explica que os locais com intervenções artísticas não são vandalizados. "Os grafiteiros geralmente são ex-pichadores e por isso são respeitados."

O Ginásio de Esportes de Sobradinho II não foi escolhido de forma aleatória para sediar esta edição do fórum. Ele foi reinaugurado em abril e no dia seguinte já estava todo pichado. Paralelo à palestras, um trabalho artístico está sendo desenvolvido hoje para recuperar a fachada do prédio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação