postado em 20/06/2008 21:39
Os brasilienses têm uma doce opção de lazer neste fim de semana. Começou nesta sexta-feira (20/06) e vai até domingo a tradicional Feira do Mel, no Jardim Botânico. Além da exposição de produtos variados, o evento deste ano traz atrações inéditas para o público, como a casa de beneficiamento e uma unidade móvel de extração do produto no campo.
"O objetivo da feira é divulgar toda a produção do DF e Entorno", diz a gestora do projeto de Apicultura do Sebrae no DF, Patrícia Ferreira Batista. Ela explica que a casa de beneficiamento está sendo preparada nos moldes do Palácio do Mel, que fica na Granja do Torto, e é responsável pela produção regional. ;Queremos mostrar como é feito todo o processamento do produto, desde a desoperculação (retirada de mel do favo), a centrifugação e o envase;, explica. As visitas à casa de beneficiamento serão guiadas por um técnico que explicará o passo-a-passo da produção, até que o mel se torne próprio para o consumo. Um trailer de extração de mel no campo também estará disponível para visitação.
O público poderá encontrar produtos como pólen, própolis, geléia real, pão de mel, balas de mel e derivados produzidas por apicultores da cidade. Um dos principais atrativos é a qualidade do mel de Brasília, que recebeu o prêmio de melhor mel do Brasil no início deste mês, durante o 17º Congresso Brasileiro de Apicultura. Os visitantes também poderão aproveitar atrações culturais como o grupo de catira Os Considerados e a dupla caipira Galvan e Galvãozinho, que se apresentam no sábado (21), e o violeiro e cantador Marcos Mesquita, com apresentação única no domingo (22).
Segundo o presidente da Associação Apícola do DF, Nilo Macedo, o consumo de mel no Brasil tem crescido e a feira é uma oportunidade do brasiliense conhecer o produto que é feito aqui. ;Para quem tiver interesse, também estaremos fazendo inscrições no local para um curso de apicultura promovido pela associação;, convida.
A entrada para visitação do Jardim Botânico custa R$ 2. Crianças abaixo de dez anos e idosos acima de 60 anos não pagam. Vale lembrar que é proibida a entrada de animais. A Feira do Mel está montada em frente à administração e funciona de 9 às 17h, de sexta a domingo.
Mais que remédio
Outro objetivo da feira deste ano, segundo a gestora do projeto, é dismistificar a idéia de que o mel serve só como remédio. Ela sugere que ele pode ser consumido todos os dias, no café da manhã, por exemplo. A nutricionista Alessandra Sacramento concorda que as pessoas deveriam deixar de lembrar do mel apenas para curar doenças e recomenda a ingestão de uma colher de sobremesa diariamente, para contribuir para o bom funcionamento do organismo. "É um alimento completo, de alta qualidade."
Segundo a especialista, trata-se de uma fonte de vitamina A e C, e da maioria do complexo B, com 0% de gordura. É rico em minerais, dos quais se destacam o cálcio, que atua na construção e manutenção dos ossos e regulação dos batimentos cardíacos), o ferro (que atua principalmente na questão do sistema imunológico) e o sódio (que mantém o balanço hídrico necessário para a mobilidade muscular). Também é composto de potássio, enxofre e fósforo.