postado em 22/06/2008 13:23
Um trecho da BR-450, antiga Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) está interditado desde as 12h deste domingo (22/06) pela Polícia Militar. Segundo informações da PM, o rompimento de tubulação da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal em uma rua paralela à rodovia causou a abertura de um buraco de cinco metros de diâmetro por seis de profundidade. Como se temia que o buraco ficasse maior, tanto a Epia quanto a vicinal onde houve rompimento do tubo foram interditadas, nas proximidades do viaduto perto da Octogonal.
Os veículos que trafegam pelo local, de acordo com a Polícia Militar, estão sendo orientados a seguir pelo Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e passar em frente à Feira dos Importados. Técnicos da Caesb se deslocaram para a área e afirmam que pelo menos a Epia, que recebe grande fluxo de veículos, deve ser liberada até as 17h de hoje.
O tubo danificado, que rompeu por volta das 9h30 de hoje, engloba as redes de esgoto do Sudoeste e Octogonal. "Ligamos em outra rede e essa aqui terá que ser refeita. Deve ficar pronto em 15 dias", informou Edgar Camargo Tiemann, gerente de manutanção de redes da Caesb.
Obras
A via Epia está em obras desde dezembro do ano passado, para restauração do asfalto e construção de uma terceira faixa na via. Desde então, o trânsito na área tem sido lento e confuso, e até perigoso: muitos motoristas tiveram pneus furados e reclamam da insegurança da via. O GDF orienta os moradores do Distrito Federal a só utilizarem a BR-450 em caso de necessidade, e a trafegarem em baixa velocidade por ela.
Na época do anúncio das obras de recuperação, o governo estipulou prazo de um ano para conclusão dos trabalhos. Depois, disse que haveria um atraso e que seriam necessários pelo menos mais 60 dias além desse período para terminar a reforma.