Jornal Correio Braziliense

Cidades

Comunidade do Lago Oeste faz carreata em protesto contra morte de professor

;

O Núcleo Rural Lago Oeste terá, nesta segunda-feira (23/06) um dia de homenagens ao professor Carlos Ramos Mota, 44 anos, e protestos pelo seu assassinato, ocorrido na madrugada de sexta-feira (20/06). Uma carreata sairá do Balão do Colorado e seguirá até Centro de Ensino Fundamental da localidade, de onde ele era diretor. Um ato ecumênico será realizado às 10h, em memória do educador.

A comunidade está chocada com o acontecimento e quer uma apuração rigorosa dos fatos. A escola ficou movimentada durante toda a sexta-feira. Estudantes colocaram mensagens e cartazes pelos corredores para lembrar o diretor. No sábado, uma faixa de sete metros foi estndida em frente a Associação dos Produtores do Lago Oeste (Asproeste), com os dizeres: "O Lago Oeste está de Luto pelo assassinato do nosso querido professor Carlos Mota", além de convidar todos os moradores para a manifestação de hoje.

Uma cavalgada será realizada também em homenagem ao diretor, que através de atividades artísticas e trabalhos de inclusão social, mudou a realidade dos alunos, segundo professores do centro de ensino. Usando uma faixa preta no braço, os cavaleiros sairão da porta do colégio e seguirão até a rua 18, de onde voltam para uma missa que será celebrada na Paróquia Nossa Senhora dos Emigrantes.

O corpo de Carlos Mota foi cremado às 10h de ontem, no crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso. Familiares optaram pelo procedimento atendendo a vontade do próprio professor, manifestada em diversos momentos de sua vida.

O crime
Relatos de parentes e amigos do professor contam que, às 4h10, Mota ouviu barulhos no quintal, discou para a emergência da polícia e relatou o que estava acontecendo. No entanto, antes da ajuda chegar, o diretor saiu da casa e se dirigiu até a garagem, onde foi alvejado por um tiro fatal. Quando o carro da polícia chegou ao local, o professor estava caído, baleado com um tiro perto do coração.

Segundo o delegado titular da 35; DP (Sobradinho II), Márcio Michel, responsável pela apuração do caso, a polícia trabalha com duas hipóteses: homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte). ;Existem duas possibilidades, uma pessoa pode ter tentado se vingar do diretor ou algum assaltante tentou roubar a casa e foi surpreendido pelo professor;, contou. O delegado informou, ainda, que o professor foi encontrado ao lado de uma arma, mas ainda não sabia informar se a arma pertencia à vítima e se o tiro que a atingiu partiu dela. A polícia também trabalha com a hipótese de vingança de traficantes.

Aguarde mais informações.