Cidades

Comunidade do Lago Oeste faz carreata em protesto contra morte de professor

;

postado em 23/06/2008 08:53

O Núcleo Rural Lago Oeste terá, nesta segunda-feira (23/06) um dia de homenagens ao professor Carlos Ramos Mota, 44 anos, e protestos pelo seu assassinato, ocorrido na madrugada de sexta-feira (20/06). Uma carreata sairá do Balão do Colorado e seguirá até Centro de Ensino Fundamental da localidade, de onde ele era diretor. Um ato ecumênico será realizado às 10h, em memória do educador.

Ato ecumênico no Centro de Ensino Fundamental do Lago OesteA comunidade está chocada com o acontecimento e quer uma apuração rigorosa dos fatos. A escola ficou movimentada durante toda a sexta-feira. Estudantes colocaram mensagens e cartazes pelos corredores para lembrar o diretor. No sábado, uma faixa de sete metros foi estndida em frente a Associação dos Produtores do Lago Oeste (Asproeste), com os dizeres: "O Lago Oeste está de Luto pelo assassinato do nosso querido professor Carlos Mota", além de convidar todos os moradores para a manifestação de hoje.

Uma cavalgada será realizada também em homenagem ao diretor, que através de atividades artísticas e trabalhos de inclusão social, mudou a realidade dos alunos, segundo professores do centro de ensino. Usando uma faixa preta no braço, os cavaleiros sairão da porta do colégio e seguirão até a rua 18, de onde voltam para uma missa que será celebrada na Paróquia Nossa Senhora dos Emigrantes.

O corpo de Carlos Mota foi cremado às 10h de ontem, no crematório Jardim Metropolitano, em Valparaíso. Familiares optaram pelo procedimento atendendo a vontade do próprio professor, manifestada em diversos momentos de sua vida.

O crime
Relatos de parentes e amigos do professor contam que, às 4h10, Mota ouviu barulhos no quintal, discou para a emergência da polícia e relatou o que estava acontecendo. No entanto, antes da ajuda chegar, o diretor saiu da casa e se dirigiu até a garagem, onde foi alvejado por um tiro fatal. Quando o carro da polícia chegou ao local, o professor estava caído, baleado com um tiro perto do coração.

Segundo o delegado titular da 35; DP (Sobradinho II), Márcio Michel, responsável pela apuração do caso, a polícia trabalha com duas hipóteses: homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte). ;Existem duas possibilidades, uma pessoa pode ter tentado se vingar do diretor ou algum assaltante tentou roubar a casa e foi surpreendido pelo professor;, contou. O delegado informou, ainda, que o professor foi encontrado ao lado de uma arma, mas ainda não sabia informar se a arma pertencia à vítima e se o tiro que a atingiu partiu dela. A polícia também trabalha com a hipótese de vingança de traficantes.

Aguarde mais informações.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação