Cidades

Menina de 14 anos passa no vestibular

Ela superou concorrentes na seleção para o curso de biologia no UniCeub. MEC afirma que a situação é ilegal

postado em 25/06/2008 09:00
Enya Friede Silva dos Santos vai encontrar os amigos no próximo sábado em uma festa junina. A expectativa da menina era enorme porque ela planejava contar a todos que passou no vestibular para biologia. Mas a surpresa não é ela ter sido aprovada, mas ter conseguido isso aos 14 anos. Faltando duas séries para concluir o ensino fundamental (8; e 9;). Orgulhosos, os pais querem matriculá-la no ensino superior e vão percorrer na Justiça um caminho já trilhado por outros estudantes ; normalmente os que não conseguem ser liberados no terceiro ano do ensino médio.

Tímida, a menina demora a se soltar. Só abre o belo sorriso quando começa a falar das coisas de que gosta, sobretudo do balé. ;Faço desde os oito anos. Me esforço muito porque quero ser bailarina profissional;, conta. O sonho é levado a sério com seis aulas semanais, de segunda a sábado. Tamanha dedicação, no entanto, não atrapalha o relacionamento de Enya com outra paixão: os livros. ;Ela é esperta, mas muito esforçada. O desempenho na escola é ótimo e eu já esperava que ela fosse passar nesse vestibular;, destaca a mãe, Deane dos Santos, 31, que incentivou a adolescente a fazer a prova.

Ela escolheu a biologia mesmo sem nunca ter cursado a disciplina, que só entra no currículo escolar do ensino médio. ;Eu estudo ciências (que engloba noções de física, química e biologia) e tive uma professora no ano passado que fez com que eu me apaixonasse por assuntos como o estudo das plantas e do corpo humano;, explica Enya, que já quis ser veterinária.

A prova do Centro Universitário de Brasília (UniCeub) não foi considerada difícil pela estudante. ;Algumas questões deram mais trabalho porque eu nunca estudei, mas lendo bem o enunciado dá para deduzir algumas coisas;, ensina. ;O desempenho dela foi ótimo, principalmente em inglês. De 15 questões ela acertou 13. Algumas de gramática eu mesmo não teria acertado;, destaca a mãe coruja.

O UniCeub informou, por meio da assessoria de comunicação, que o desempenho da candidata foi realmente bom, com destaque para a redação. Segundo a instituição, a aprovação foi facilitada pela baixa concorrência do curso de biologia, que tem 0,8 candidatos por vaga. Em cursos como engenharia civil, comunicação social e direito, nos quais há mais de um inscrito por vaga, ela não teria passado.

Exigências legais
A portaria 391/2002, do Ministério da Educação, manda as instituições de ensino superior exigir, ainda no ato de inscrição, o certificado de que o vestibulando está cursando ou concluiu o ensino médio. Como não é o caso da garota, ela só poderia ter participado do processo seletivo como ;treineira;. Por esse processo 42 treineiros conseguiram notas que seriam suficientes para a aprovação.

A Lei Federal de Diretrizes e Bases da Educação (lei n; 9394/1996) diz em seu artigo artigo 44 que, para cursar o ensino superior é preciso que o aluno tenha concluído o ensino médio e obtido classificação em um processo seletivo. Mas, como há vários casos em que estudantes conseguiram segurar a vaga na Justiça, a família de Enya vai correr atrás.

Os pais querem que a garota continue no ensino regular, mas também que entre na universidade. A possibilidade foi descartada pelo UniCeub, mas a família não pretende desistir. ;O pai dela é advogado e já trabalhou em caso igual a esse há cinco anos e conseguiu vencer. Vamos lutar porque acreditamos que ela tem condições de fazer o curso. Você vê em países como Japão e Estados Unidos, jovens de 15, 16 anos fazendo doutorado. Acho que é um caso para se avaliar a maturidade, não a idade;, opina a mãe.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação