Cidades

Retomadas as negociações com índios no Noroeste

Terracap oferece aos indígenas que ocupam terreno onde será construído o bairro uma área de oito hectares dentro do Parque Burle Marx. Acordo depende de solução para o Santuário Sagrado dos Pajés

postado em 27/06/2008 07:54
Depois de ameaçar entrar na Justiça, a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) retomou o diálogo com os índios que vivem na área do futuro Setor Noroeste. O presidente da estatal, Antônio Gomes, visitou na manhã dessa quarta-feira (26/06) a área onde as famílias vivem e fez uma nova proposta para transferi-las do local onde será erguido o bairro nobre. A Terracap ofereceu um terreno a 2km de distância: oito hectares dentro do Parque Burle Marx, vizinho ao Noroeste. Agora, a estatal espera que os índios se manifestem se aceitam ou não o acordo, o que pode ocorrer nesta sexta-feira (27/06).

Quando o Noroeste for construído, o Burle Marx será urbanizado. O projeto é do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, que presta consultoria ao GDF e pretende transformar o cerrado existente no local em uma área de convivência para o brasiliense. O Burle Marx será parecido com o Parque da Cidade, com árvores, pistas de cooper e ciclovias ao redor dos 300 hectares da área. Mas Antônio Gomes garante que o terreno reservado aos índios, na extremidade norte do parque, será preservado e afastado da área de maior adensamento do Burle Marx.

A Terracap também se propôs a reconstruir as casas dos índios na nova área. A companhia garante que elas serão refeitas no formato original (de alvenaria, mas redondas como uma oca). ;Vamos construí-las com apoio da Funai (Fundação Nacional do Índio) para que, além de manter o habitat atual dos índios, as casas se harmonizem ao parque e não agridam o meio ambiente;, disse Gomes, que está otimista com a possibilidade de uma solução consensual. ;Acreditamos que, em uma área tão próxima, eles ficarão plenamente atendidos;, ressaltou.

Um ponto, porém, ainda é conflitante. Os índios querem manter na área onde está atualmente o Santuário Sagrado dos Pajés, uma espécie de templo onde eles fazem orações todos os fins de semana. Querem que o monumento seja incorporado ao Noroeste porque alegam que ele tem uma relação sagrada com o local e não pode ser removido. A Terracap, porém, afirma que o Santuário não pode ficar pois ele inviabilizaria quatro quadras do setor habitacional. ;O que podemos fazer é transportar o Santuário para a nova área ou colocá-lo dentro do Memorial dos Povos Indígenas, que será construído dentro do Burle Marx;, propôs o presidente da estatal.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação