postado em 27/06/2008 12:06
Três ônibus e 15 carros de passeio foram apreendidos na manhã desta sexta-feira (27/06) fazendo transporte pirata de passageiros em Planaltina. O número parece pequeno, mas no acumulado do ano, de acordo com o Detran, foram notificados 3.264 veículos piratas. Destes, 2.775 eram carros de passeio, 86 ônibus e 403 vans.
A operação de Planaltina está nas ruas há duas semanas. Vinte fiscais do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) e 17 agentes do Departamento de Trânsito do DF (Detran) observam a rotina dos motoristas, registrando a condução ilegal em fotos e gravações. A operação foi especialmente montada para pegar os infratores piratas.
Ainda segundo o Departamento de Trânsito do Distrito Federal, estas ações ocorrem com freqüência e, normalmente, os motoristas são mapeados antes para que os fiscais e agentes saibam quem abordar durante as blitzes.
Os responsáveis pela ação, que aconteceu de 6h às 8h30 desta sexta (27/06) na saída de Planaltina para a BR-020, estavam com a listagem dos veículos mapeados. Quando os motoristas passavam, eram abordados pelos fiscais e agentes. A multa por pirataria varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil e não pode ser parcelada.