Cidades

Comissão de Direitos Humanos é impedida de entrar na Casai

;

postado em 28/06/2008 15:27
A deputada Erika Kokay, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Legislativa, faria uma vistoria na Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) neste sábado (28/06), às 15h. No entanto, conforme a assessoria de imprensa da deputada, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) proibiu a entrada enquanto durarem as investigações sobre o caso do assassinato da adolescente Jaiya Pewewiio Tfiruipi Xavante, 16 anos.

Em vez da inspeção na estrutura da Casai, Erika Kokay conversou com funcionários responsáveis da Funasa. Na segunda-feira, às 14h, segundo a própria deputada, está marcada uma reunião com o presidente da Fundação para que seja autorizada sua entrada e que a Comissão possa realizar a vistoria nas instalações físicas da Casa. ;É inadmissível que não se vá fundo nas investigações. São atribuições inerentes a atividade policial, mas nós vamos acompanhar todo o processo. Não há porque a Fundação impedir que a Comissão faça uma vistoria no local. Não há problema em discutir, fixar regras para a visita. Mas, após a discussão, seria suspeito impedir a vistoria;, explicou a deputada.

Vistoria


A inspeção é motivada pelo assassinato da adolescente Jaiya Pewewiio Tfiruipi Xavante, 16 anos, que sofreu abuso sexual enquanto estava hospedada na Casai, localizada próxima ao Gama, às margens da BR-060. A menina estava no DF para tratar uma grave lesão neurológica no Hospital Sarah Kubitschek e vivia no local desde 28 de maio acompanhada da mãe, de uma tia e de uma irmã mais velha. A estrutura, mantida pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa), serve como abrigo aos indígenas em tratamento hospitalar no DF pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação