postado em 02/07/2008 15:02
Cerca de 70 botijões de gás foram encontrados na manhã desta terça-feira (02/07) em uma casa na QR 513, conjunto 10, em Samambaia. O Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras Varejistas de Gás (Sindvargas) recebeu uma denúncia anônima sobre a irregularidade e foi ao local. O Corpo de Bombeiros e a polícia foram acionados, mas de acordo com o sindicato, um caminhão havia levado todos os botijões embora quando os policiais chegaram e ninguém foi autuado.
;Os bombeiros estavam na casa, mas disseram que não podiam fazer o papel da polícia e impedir a remoção dos botijões. Na hora que a PM chegou, já não tinha mais nada e ninguém foi autuado;, afirma o presidente do Sindvargas, José Carlos Lellis dos Santos.
De acordo com a Polícia Militar, não é possível autuar sem o flagrante do crime. Como os botijões teriam sido retirados por um caminhão antes da chegada dos agentes, o caso deve ser registrado e investigado pelo corporação.
José Carlos conta que esta é a sexta vez que o sindicato recebe a denúncia de venda ilegal de gás neste ano e que há 3.504 pontos clandestinos no DF. Segundo a Lei 8.176/91, é crime ;adquirir, distribuir e revender derivados de petróleo, gás natural e suas frações recuperáveis, álcool etílico, hidratado carburante e demais combustíveis líquidos carburantes, em desacordo com as normas estabelecidas na forma da lei;.
A Tenente Vanessa, do Corpo de Bombeiros, estava na residência denunciada nesta manhã. Ela alerta para o perigo de armazenar e vender gás em um local não autorizado: ;Apesar de ser cômodo comprar botijões perto de casa, a população tem que saber que é muito perigoso. Não há condições adequadas de armazenamento nem objetos necessários à prevenção de acidentes. Pode haver desde um vazamento até um grande incêndio;.
O Sindicato das Empresas Transportadoras e Revendedoras Varejistas de Gás recebe denúncias sobre a venda ilegal de botijões de gás no DF no telefone (61) 3361 5648.