Duas granadas de uso exclusivo das Forças Armadas foram encontradas no canteiro principal da BR-040, próximo a Santa Maria, nas vias de acesso que vai de Luziânia ao Distrito Federal. As bombas, aparentemente em condição de uso, foram encontradas por garis do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), que faziam a limpeza da área. Segundo o policial militar Erasmus do Batalhão de Operações Especiais as granadas estavam com o capacete, a alça de capacete e o grampo de segurança intactos ;tudo indica que elas estavam prontas para operar;, afirmou. As granadas foram esvaziadas no início da noite desta sexta-feira. O BOPE está fazendo a análise das bombas ;elas (as bombas) vão passar por uma máquina de raio-x para se descobrir o fabricante e sua finalidade;.
De acordo com o sargente do Bope, Danúbio Velloso, os estilhaços vão ser encaminhados a Secretaria de Segurança Pública do DF. Ainda não se pode afirmar que as granadas são de responsabilidade das Forças Armadas.
O parecer técnico será encaminhado nesta sexta-feira (04/07) para o Instituto Criminalística (IC) da Polícia Civil, que investigará a origem das granadas. ;Acho muito complicado descobrir a origem. As granadas foram encontradas em via pública, o que dificulta as investigações;, afirmou Erasmus. O Esquadrão de Bombas da Polícia Militar foi acionado nesta manhã. Para retirar as granadas do local, os militares utilizaram uma cesta de contenção de explosivos durante a operação.