postado em 09/07/2008 09:08
O Distrito Federal teve, nesta quarta-feira (9/07), a madrugada mais fria do ano. O número oficial é 11.3ºC, mas alguns termômetros chegaram a registrar até 5ºC, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisa que a baixa temperatura deve persistir até amanhã."A previsão é que isso se repita. Pode até ficar alguns décimos abaixo, mas será uma variação pouco significativa", diz o meteorologista do Inmet Ricardo Reinke.
O meteorologista explica que a ausência de nuvens e atmosfera seca contribuem para que tenha esse resfriamento durante a madrugada. Segundo a previsão do Inmet, as noites brasilienses só ficarão mais amenas a partir do fim de semana.
Além do frio noturno, outra característica desta época do ano é o tempo seco. Ontem, a umidade relativa ar chegou a 25%, entre às 15h e às 16h, uma das menores registradas até agora. A previsão para hoje é que ela varie de 70% a 25%. Há possibilidade de algumas regiões do Distrito Federal ficarem até abaixo desse índice.
Ricardo Reinke explica que, mesmo sendo uma umidade muito baixa, que requer cuidados como ingestão de líquidos para a hidratação do corpo, ainda não estamos no período crítico de seca. No mês de agosto, a quantidade de vapor de água na atmosfera deve cair ainda mais, mas dentro da normalidade, segundo o meteorologista. "Nada comparado ao ano passado, quando foi registrada a estação mais seca dos últimos 20 anos", diz.