postado em 09/07/2008 18:45
A gerência de Órteses e P róteses da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) entregou 110 cadeiras de rodas a portadores de deficiência física nesta quarta-feira (09/07). A ação também irá beneficiar os hospitais que receberão 70 cadeiras de rodas ainda na semana que vem. A entrega das cadeiras aos portadores de necessidades especiais foi feita no Instituto Cultural Educacional e Profissionalizante (Icep), que é responsável pela fabricação dos equipamentos. A cerimônia contou com a presença da primeira-dama do DF, Flávia Peres Arruda e do secretário de Saúde, José Rubens Iglesias.
Segundo dados da gerência de Ó rteses e Próteses, mais de 5 mil pessoas estão inscritas no Programa de Dispensação de Órteses e Próteses. "A maior importância deste projeto é o acesso gratuito a itens vitais na vida dos portadores de necessidades especiais, como próteses, andadores, bengalas, além das cadeiras de rodas e de banho", ressaltou a gerente de Órteses de Próteses da SES/DF, Rosvita Inêz Ferri Beine.
A fabricação de cada cadeira custou entre R$ 190 a R$ 1,6 mil. A variação de preço se dá ao processo de adaptação que cada item passa para se adequar às necessidades do paciente. Por esse motivo, o requerimento de quem precisa ser atendido é feito pessoalmente na gerência da SES/DF sem muita burocracia.
"Além de auxiliar com as solicitações, também temos um fisiatra e um fonoaudiólogo que acompanharão os portadores de necessidades especiais, incentivando-os a trabalhar e se inserir cada vez mais", acrescenta a gerente.
Desde a criação da gerência, em 1994, 4.765 cadeiras de rodas e banho foram distribuídas. Se forem contadas as bengalas, andadores, coletes, malhas compressivas, próteses mamárias, próteses oculares e sapatos ortopédicos o número sobre para 23.129 unidades entregues a portadores de necessidades especiais no DF e Entorno.
As pessoas interessadas no serviço podem contatar a gerência de órteses de próteses da SES/DF pelos telefones: 3905-4632, 3362-8415 e 3363-2267.