postado em 11/07/2008 19:17
O Centro de Internação de Adolescentes Granja das Oliveiras (Ciago), que abriga 144 jovens infratores no Recanto das Emas, tem um novo diretor. O psicólogo Rubens Depollo assumiu o cargo em cerimônia na tarde desta sexta-feira (11/07), a convite do secretário de Cidadania e Justiça do DF, Raimundo Ribeiro. Até novembro, ele fará uma gestão compartilhada com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Profissional (IDP) ; que administra o local desde maio ;, período em que será aberta licitação para escolha do novo grupo que deve assumir a parte administrativa do Centro.
"Nosso maior desafio será implantar um novo modelo pedagógico, que tem como principal ponto disciplinar os adolescentes. Teremos mais rigor nesse ponto", garantiu Rubens. Segundo ele, as medidas socioeducativas, como cursos profissionalizantes e programas de emprego, também estão entre as prioridades. Mas denúncia do promotor de Justiça de Defesa da Infância do Ministério Público Anderson Pereira de Andrade indica que os internos não tem acesso aos benefícios. "Visitei o local diversas vezes e vi que os adolescentes ficam trancados nos quartos. É preciso mudar esse quadro", explicou.
O novo diretor do Ciago trabalhou em programas de recuperação de crianças de rua no Núcleo Bandeirante e esteve por 11 anos a frente do Centro de Atendimento Juvenil Especializado (Caje). O convênio anterior do Ciago, que entregou a administração do local à Congregação dos Religiosos Terciários Capuchinhos Nossa Senhora das Dores, os Amigonianos, acabou em abril deste ano. Firmado em novembro de 2006, o acordo, que tinha um valor aproximado de R$ 1,2 milhões mensais, ficou marcado por rebeliões, críticas externas e atuações emergenciais do governo.