postado em 11/07/2008 19:19
Um acordo assinado pelo secretário de Educação, José Luiz Valente, e os 14 administradores regionais do Distrito Federal liberou recursos para reformas emergenciais nas escolas públicas, aproveitando o período de recesso escolar. A secretaria separou R$ 6,45 milhões para a manutenção de 43 centros de ensino. O dinheiro foi confirmado em publicação no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (11/07). Os administradores de cada região administrativa ficarão responsável pela contratação e fiscalização das obras.
As principais reformas serão feitas na parte estrutural, como reconstrução da rede esgotos, reformas de telhados e bombas d'água, além da substituição de fiação e lâmpadas. Também serão feitas obras de acessibilidade (rampas e acessos próprios para cadeirantes). "Se trabalharmos agora, evitaremos possíveis transtornos, como a interrupção das aulas", disse o secretário de Educação.
Cada uma das 43 escolas receberá R$ 150 mil, segundo a Secretaria de Educação. As Administrações Regionais deverão providenciar o início imediato das reformas. As instituições foram selecionadas a partir do plano de obras elaborado em 2007 pela Diretoria de Obras e pelas Diretorias Regionais de Ensino. Taguatinga será a cidade com o maior número de escolas reformadas, cinco no total. São Sebastião, Samambaia, Paranoá e Ceilândia terão quatro centros renovados cada.