postado em 12/07/2008 21:46
A ameaça de morte contra Rafael Soares Rocha, 15 anos, feita há duas semana, enfim, se concretizou. A confirmação é de uma amiga dele ; que preferiu não identificar por medo de represálias. O motivo, segundo ela, seria uma discussão entre jovens da mesma turma, a Gangue TL, em Samambaia Norte. Foi na quadra 623, no conjunto 1, por volta das 11h, deste sábado (12/07), que os moradores, por medo, se esconderam dentro de suas casas, após ouvir os dois disparos.
Rafael foi atingido no tórax e nas nádegas. Ele não havia dormido em casa e, na manhã de sábado, estava na casa de um amigo, vizinho da quadra, também de 15 anos. Os dois estariam conversando na calçada, em frente à residência quando outra pessoa, que a polícia suspeita ser um adolescente integrante de gangue, chegou de bicicleta e disparou contra Rafael que, sangrando, ainda tentou entrar na casa do colega. O acusado fugiu.
Segundo uma senhora de 66 anos que mora lá há 17 e ; preferiu preservar sua identidade ; , os disparos entre os jovens têm se tornado comuns. "Nessa madrugada ouvimos mais de 40 disparos. Temos que nos esconder nos cantos de nossas próprias casas", revela assustada. O medo toma a redondeza. O jovem, segundo a mãe, Sônia Maria Soares Costa, 42 anos, era alegre e tinha muitos amigos. "Ele dormia ao meu lado, mas não sei o que aconteceu que na última noite (sexta-feira) ele não apareceu em casa", conta a auxiliar de limpeza da escola classe de Taguatinga.
Segundo o tenente da Polícia Militar Eduardo augusto Maneta, na casa onde Rafael foi assassinado continha, no computador, fotos de cinco jovens menores armados. "Suspeitamos que eles façam parte de uma gangue e que este ocorrido seja um acerto de contas". A seção de investigação da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia Norte), investiga o caso, mas até o fechamento da edição ninguém havia sido preso.