postado em 14/07/2008 20:41
O número de ocorrências criminais em São Sebastião diminuiu no primeiro semestre deste ano em comparação a 2007. Entre janeiro e junho foram registrados 2.215 casos ; 126 ocorrências a menos que o mesmo período do ano passado.
Os dados da 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) comprovam a diminuição da criminalidade, com destaque para os casos de roubo e homicídio, que não param de diminuir desde 2006. "Praticamente todos os crimes da cidade estão relacionados com o ingresso dos jovens da cidade nas gangues dos bairros. Essa é uma porta de entrada para o mundo das drogas, dos homicídios e das guerras entre eles. Como não têm opções, acabam aprendendo tudo o que sabem nas ruas", afirma o delegado-chefe da 30ª DP, André Victor do Espírito Santo.
A postura adotada pela Administração do São Sebastião é a de proporcionar opções para os jovens. Educação, esportes, cultura e lazer são as atividades direcionadas para as crianças e adolescentes da comunidade que podem aproveitar projetos como o da Praça Radical, criada no último sábado (12/07). "A construção da Vila Olímpica na cidade vai continuar ajudando a comunidade a crescer mais saudável e ligada aos esportes. Queremos atingir crianças de todas as idades, mas também criar uma opção de lazer para todos, inclusive para aqueles na melhor idade", acrescenta o administrador de São Sebastião, Josino Alves de Castro.
O início das obras da Vila Olímpica da cidade está marcado para esta quinta-feira (17/07). "A previsão é que a inauguração aconteça daqui a onze meses no máximo. Temos pressa para receber essa nova estrutura que é uma necessidade da nossa comunidade", acrescenta Josino.
Casos de Violência
"Embora uma avalanche de homicídios tenham acontecido nos últimos dias, com a morte de quatro jovens, os números são menores do que no ano passado. Tivemos 14 homicídos no primeiro trimestre de 2008 contra 16, no primeiro de 2007. Foram duas mortes a menos neste ano", afirma o delegado.
São Sebastião também registrou uma diminuição no número de roubos. Em 2007 foram 321 ocorrências e em 2008 o número caiu para 266. Já nas tentativas de homicídio, registradas pela 30ªDP, o número de casos foi maior. Enquanto no primeiro trimestre do ano passado 21 tentativas aconteceram, neste ano foram 27.
"A rivalidade entre as gangues é um dos maiores fatores para esse crescente número. Os grupos São José, Vila Nova e Residencial Oeste, por exemplo, vivem em pé de guerra com o pessoal das quadras residenciais da 200", conta o delegado. "Eles têm inimigos por todos os lados, qualquer território fora de onde residem é terreno minado. É o mesmo que viver num presídio".
Mesmo com a leve diminuição dos casos, o delegado não considera a situação boa. "São Sebastião pode, sim, ser considerada uma cidade violenta. Em média acontece um assassinato a cada 15 dias", ressalta Espírito Santo.