postado em 15/07/2008 07:35
A campanha nacional de vacinação contra a rubéola começa daqui a 25 dias. No Distrito Federal, a Secretaria de Saúde espera imunizar 910.853 pessoas, entre 9 de agosto e 12 de setembro. O principal foco são os homens, que concentram 70% do total de infectados. Só no ano passado, 61 casos foram confirmados em BrasÃlia. Das vÃtimas, 43 eram do sexo masculino, sendo 37 com 20 a 39 anos, faixa etária de maior risco.
Silenciosa, a rubéola tem sintomas da gripe e um simples espirro pode ser o suficiente para a transmissão do mal pelas vias aéreas. Apesar de não oferecer perigo aos adultos, o vÃrus pode representar a morte se transmitido da mãe para o bebê durante a gravidez. O governo local conta com o apoio da população para imunizar todos os adultos em idade de risco.
A Secretaria de Saúde registrou 472 casos de rubéola no DF ano passado. Em 2006, foram seis e, no ano anterior, quatro. O brutal aumento surpreendeu as autoridades e alertou para a necessidade de maior controle da doença na capital. ;A incidência do vÃrus é cÃclica, mas tivemos o maior Ãndices da última década. Estamos saindo de um perÃodo crÃtico, mas não há motivo para pânico;, garantiu a técnica do programa de vigilância epidemiológica e imunização da Secretaria de Saúde, Ivone Perez.
O DF é a terceira unidade da Federação com maior número de casos de rubéola em 2008 (61) ; atrás de São Paulo (365) e Rio Grande do Sul (122). Em todo o paÃs, houve 741 casos no primeiro semestre. Ano passado foram registrados 8 mil doentes em 20 dos 27 estados brasileiros, segundo dados do Ministério da Saúde. Em 2006, houve 1,6 mil infectados.
Segundo Ivone Perez, todas as pessoas com mais de 20 anos devem ser imunizadas, principalmente as do sexo masculino. ;A vacinação no DF começou em 1993. Os que nasceram após essa data já estão protegidos. Nos últimos oito anos, mulheres e crianças compareceram mais aos postos de saúde, o que fez com que o vÃrus encontrasse no organismo dos homens um lugar para se desenvolver;, explicou.
O médico infectologista Henrique Marconi Pinhati fala sobre os sintomas da rubéola e a importância da campanha de vacinação no Brasil e no Distrito Federal. Ouça: