postado em 16/07/2008 16:23
Servidores do Governo do Distrito Federal (GDF) que ganham até 12 salários mínimos (R$ 4.980) terão um programa habitacional exclusivo. As moradias serão 100% financiadas a juros mais baixos que os de mercado e o governo garante que as prestações sairão mais baratas que um aluguel. O programa, batizado de Habitar Bem, será viabilizado por um convênio, assinado nesta quarta (16/07), entre a Companhia de Desenvolvimento Habitacional (Codhab) e o Banco de Brasília (BRB).
[VIDEO1]
Com a assinatura do convênio, a Codhab terá trinta dias para discutir com sindicados e associações de servidores os critérios para escolha dos contemplados. Idade do servidor, número de filhos e existência de portadores de necessidades especiais na família serão observados nos critérios de escolha.
A previsão do GDF é construir cinco mil apartamentos, no Gama e em Sobradinho, com dois e três quartos. ;A intenção é proporcionar acesso à casa própria àqueles servidores que não têm condições de atender às exigências do mercado imobiliário;, disse o presidente da Codhab, Luís Antônio Reis. As prestações serão pagas com desconto direto na folha de pagamentos e serão cobradas a partir da entrega das chaves aos proprietários.
Não haverá cobrança de adiantamentos ou parcelas intermediárias. Durante a construção dos edifícios, os servidores habilitados apenas arcarão com as taxas de administração da conta no BRB que receberá os recursos para as construções, de fiscalização da obra e com a amortização dos juros, o que dependerá do contrato de cada imóvel.
O servidor Henrique Silveira, de 33 anos, espera ter a oportunidade de adquirir um imóvel no programa. ;Moro de aluguel e gasto um terço do meu salário num investimento sem retorno. A compra de um imóvel é a garantia para a estabilidade da minha família, analiza Silveira;.
Para se cadastrar no programa o candidato deve ser servidor do GDF, morar a mais de cinco anos em Brasília, não ter imóveis no Distrito Federal e receber até R$ 4.980. Outros critérios serão criados em conjunto com o sindicato e a associação de servidores.