postado em 16/07/2008 19:13
A reforma do Planetário de Brasília começou nesta quarta-feira (16/07). O prédio, que está abandonado há mais de 10 anos, recebeu o primeiro grupo de dez funcionários da empresa de engenharia que fará a obra no local para uma limpeza e averiguação das condições do local. A estimativa da Secretaria de Obras do Distrito Federal é que a obra esteja finalizada em dez meses e o local possa receber freqüentadores.
O Planetário será reestruturado, mas manterá o projeto original do espaço. No total, o Governo do Distrito Federal investirá R$ 7,2 milhões para construir um elevador panorâmico e uma parte do chão em vidro.
Apesar das mudanças, o secretário de Obras, Márcio Machado, garante que a arquitetura do espaço será respeitada. "É uma construção tombado pelo Patrimônio Histórico e não pode ser modificada, por isso vamos manter a estrutura aparente original", explicou.
O Planetário também ganhou nova administração. A Secretaria de Ciência e Tecnologia do DF é a nova responsável pelo local, antes administrado pela extinta Secretaria de Cultura e Esportes.