postado em 16/07/2008 21:08
Os 350 microônibus que vão substituir as vans do Sistema de Transporte Alternativo (STPA) no Distrito Federal não puderam ganhar as ruas nesta terça-feira (15/07), conforme havia sido anunciado pela Secretaria de Transportes, em razão de um atraso na entrega da encomenda dos validadores das catracas para os veículos. Segundo a secretaria, o equipamento chegou dias depois do previsto e está sendo instalado nos carros, que entrarão em circulação a partir do dia 26 de julho.
O secretário de Transportes, Alberto Fraga, assinou nesta quarta-feira (16/07) portaria que revoga autorização das vans para rodarem no Distrito Federal a partir do dia 25, e enviou-a para publicação no Diário Oficial do DF (DODF).
O texto do edital do processo licitatório que selecionou as empresas e cooperativas para administrarem as linhas de micrôonibus no DF previa a compra de 450 veículos. Entretanto, como das nove concorrentes selecionadas uma não pôde arcar com a oferta feita, o lote dos 100 microônibus que falta adquirir deve ser administrado pela décima colocada na licitação, que foi realizada na modalidade maior oferta.
Por enquanto, no entanto, não há previsão para a compra, já que algumas concorrentes não-habilitadas a participar da licitação - por falta de documentação, ou não-observância do lance mínimo estipulado no edital - conseguiram liminares na Justiça. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Transportes, em razão disso, nenhuma concorrente pode ser chamada antes do julgamento do mérito dessas ações.
Brasília Integrada
Os microônibus têm capacidade para transportar 25 passageiros sentados. Dos 350 veículos, 170 têm acessibilidade para passageiros com qualquer tipo de deficiência. Os recursos arrecadados na licitação dos novos veículos irão para o Fundo de Transportes e só poderão ser utilizados para investimentos no setor.
A tarifa dos microônibus será de R$ 1,50 e todos possuem catraca eletrônica, o que possibilitará a integração com o metrô, como parte do programa Brasília Integrada.
O programa Brasília Integrada será implantado em três vertentes: corredores exclusivos para o transporte público, terminais rodoviários e microônibus. "Os novos veículos farão a integração com outras linhas e os passageiros pagaram no máximo R$ 3 de tarifa", explica o secretário de Transportes, Alberto Fraga.