Cerca de 650 permissionários do transporte alternativo estão em frente à residência oficial do governador José Roberto Arruda em um protesto contra a que exclui as vans do serviço de transporte público do Distrito Federal, publicada nesta quinta-feira (17/07) no Diário Oficial do DF. Os donos das vans interditaram duas das faixas da EPTG no sentido Plano Piloto ; Taguatinga na tarde desta quinta.
De acordo com o assessor do sindicato, Denis Sarausa, os permissionários prometem parar outras vias do DF após as 18h. ;Vamos parar Brasília toda se a portaria não for suspensa;, afirmou. Os donos das vans reclamam que o governo não pode colocar os microônibus para rodar porque a licitação está suspensa no Tribunal de Contas do DF.
De acordo com a direção do Sindicato dos Permissionários do Sistema de Transporte Público Alternativo (Sintrafe) os motoristas continuarão em frente à residência oficial até que a portaria seja derrubada.
O governador Arruda disse aos jornalistas que os permissionários das vans não conseguiram nada no "grito" e que o governo não vai mudar a decisão.
Em reunião
O presidente do Sindicato dos Permissionários do Sistema de Transporte Público Alternativo do DF (Sintrafe), Fontidejan Costa Santana, foi procurado pela reportagem do Correiobraziliense.com.br, porém até o momento, ele está em reunião com o Governador do DF, José Roberto Arruda e com o secretário de Transportes, Alberto Fraga, no Buritinga.
Segundo a assessoria da Secretaria de Transportes do DF, a decisão de cassar a liminar que tira a permissão das vans não é cogitada. A única possibilidade apontada como viável seria a utilização das vans no sistema complementar de transportes, que faz a condução de crianças para escolas em áreas rurais ou transporta grupos de deficientes físicos ou visuais.
Trânsito
Quem for para Taguatingua deve evitar a EPTG. Os permissionários ameaçam fechar toda a pista a qualquer momento e com o horário de maior movimento o trânsito no local está muito lento.