postado em 18/07/2008 12:04
Cerca de 300 vans, das 650 que integram o Sistema de Transporte Público Alternativo (STPA) do DF, estão estacionadas na EPTG, na manhã desta sexta-feira (18/07). O trânsito é lento no trecho em frente à residência oficial do governador José Roberto Arruda (Sentido Plano Piloto/Taguatinga), mas sem congestionamento. Os manifestantes estão com um carro de som no local, na expectativa de um encontro com o governador, previsto para às 12h. Eles tentam negociar a portaria que acaba, em uma semana, com a prestação do serviço à população.
Os permissionários têm pressa de chegar a um acordo, já que Arruda viaja ainda hoje para Washington. Caso não sejam atendidos, eles prometem vários protestos durante a próxima semana, com o fechamento de importantes vias do DF.
Nesta manhã, a categoria faz uma rede de informações para identificar as vans que estão rodando. Quando um veículo é identificado em serviço, integrantes do movimento vão até o local, fazem os passageiros descer e esvaziam os pneus do carro. Outro alvo são os permissionários que não estão rodando, mas também não participam do ato. A intenção do Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Alternativo (Sintrafe) é mobilizar o maior número de pessoas possível.
Os manifestantes querem a revogação da portaria publicada ontem no Diário Oficial do DF, que proíbe as vans de transportar passageiros a partir do dia 25 de julho. Os permissionários que desobedecerem à determinação terão os veículos apreendidos e pagarão multa por pirataria. A fiscalização começa no dia 26, quando 350 microônibus adquiridos pelo GDF começarão a circular.
Para o presidente do Sntrafe, Fontedejan Santana, a portaria é arbitrária. "A Lei nº 4.011/07 nos ampara legalmente a rodar até dezembro de 2009;, alegou. Uma comissão esteve reunida ontem para resolver o impasse. O encontro terminou às 20h, sem acordo. ;Conversamos com o governador, com procuradores do governo do DF, e estamos confiantes de que conseguiremos resolver esse problema amanhã (hoje);, completou Santana.
Empregos
O secretário de Transportes Alberto Fraga destacou que os microônibus terão capacidade de empregar um número maior de pessoas. ;Cada veículo vai gerar cinco empregos diretos com carteira assinada. No total, daremos trabalho a mais pessoas do que o atual sistema de transporte alternativo;, afirmou. Ele explicou que a portaria publicada ontem serviu de aviso para os permissionários das vans se prepararem para a mudança que está por vir.
Fraga lembrou ainda que a Lei nº 4.011/07 determinava que a categoria poderia rodar até o fim de 2009 ou até a conclusão da licitação dos microônibus. ;O processo licitatório terminou. Chegou a hora de eles saírem das ruas;, enfatizou. Cem microônibus ainda têm pendências para começar a rodar. No total, a frota terá 450 desses veículos.
Segundo o secretário, tanto ônibus quanto microônibus substituirão os itinerários atualmente percorridos pelos veículos do STPA. ;As vans não estão incluídas nos projetos do Brasília Integrada. Mas talvez possamos utilizá-las em projetos complementares, como transportes em áreas rurais ou de crianças deficientes, por exemplo;, acrescentou.