Cidades

Microônibus entram em circulação neste sábado

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postado em 24/07/2008 17:15

A partir do próximo sábado (26/07), 350 microônibus começam a circular em 11 regiões administrativas do Distrito Federal. O novo serviço inaugura a primeira etapa do Brasília Integrada substituindo 51 linhas de ônibus e 13 operadas por vans do transporte alternativo. No total, 68 linhas entram em atividade.

Sobradinho e Santa Maria terão a maior quantidade de linhas de microônibus (12 e 11, respectivamente). Em seguda vem Planaltina (9), Ceilândia (8), Brazlândia e São Sebastião (6), Guará e Recanto das Emas (4), Gama e Paranoá/Itapoã (3) e Samambaia, com duas linhas.

Das 31 linhas restantes operadas por vans, 29 serão feitas por ônibus, já que duas foram desativas (57 e 58). Estas últimas, que circulam em Samambaia, serão supridas pelas linhas 0.366 e 366.1. Também em Ceilândia, 10 linhas feitas por vans passarão a ser operadas por ônibus. Veículos de maior porte também vão atuar em Samambaia, no Riacho Fundo I e II, no Núcleo Bandeirante, no Paranoá, Guará e Recanto das Emas.


Os microônibus ficam em atividade das 4h35 até 00h45, de acordo com o horário de cada linha. Vale lembrar que dos 350 microônibus, 170 possuem acessibilidade universal. O convencional é capaz de transportar 25 pessoas e o especial 21.

Microônibus: novas rotas para Sobradinho, Planaltina, Brazlândia, Santa Maria, Paranoá, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Guará.

Ônibus: novas rotas para Planaltina, Paranoá, Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Riacho Fundo II, Taguatinga.

Negociação
As vans estarão proibidas de circular nas ruas dfo DF a partir desta sexta-feira (26/07). A decisão foi publicada na portaria n; 34, da Secretaria de Transportes. Os motoristas que insistirem em rodar terão seus veículos apreendidos. A multa via de R$ 2 mil a R$ 5 mil.

Desde a semana passada, os motoristas do transporte alternativo tentam uma saída para continuar nas ruas. Eles chegaram até a ameaçar parar as principais vias do DF, alegando a ilegalidade da portaria. O Sindicato dos Permissionários do Transporte Público Alternativo (Sintrafe) sustenta, com base na Lei n; 4.011/07, que as vans só poderiam ter perdido o direito de circular antes de 31 de dezembro de 2009, caso Brasília Integrada estivesse concluído.

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