postado em 25/07/2008 16:07
O Diário Oficial do Distrito Federal publicou, nesta sexta-feira (25/07), um decreto que repassa crédito R$ 6,45 milhões as escolas da rede pública de ensino. A verba é destinada a 43 unidades de ensino que já passaram, ou ainda passam, por reparos emergenciais. A portaria garante a descentralização dos recursos, de forma que a Secretaria de Educação (SEFDF) decide, em parceria com as administrações regionais, a melhor forma de aplicação do dinheiro. "Estamos fazendo pela primeira vez um processo diferenciado. Apesar de ser recurso da Secretaria de Educação, ele é descentralizado e entregue às administrações regionais", afirma Eunice Santos, secretária Adjunta da SEDF. Dessa vez, o planejamento de diretrizes orçamentárias foi feito com ênfase nas necessidades apontadas pelos diretores regionais das escolas contempladas em licitação. As reformas integram o Programa de Gestão Compartilhada.
Eunice ressalta a importância da proximidade entre as administrações regionais, diretorias regionais e a comunidade escolar. "A parceria da um resultado mais rápido que o serviço centralizado pela diretoria da secretaria de educação", garante. As obras tiveram início no recesso escolar, iniciado no dia 12 de junho. Algumas regiões estão mais adiantas e devem conseguir terminar as obras antes do reinicio das aulas, nesta segunda (30/07). Outras devem demorar um pouco mais.
A secretária destaca as regionais de ensino mais necessitadas que foram selecionadas e entraram no plano de obras neste ultimo mês. Entre elas estão a Escola Classe 29 (Taguatinga), Escola Classe Vila Areal (Águas Claras), Caíque Professor Valter de Moura (Águas claras), Centro Educacional 123 (Samambaia), Escola Classe n; 01 (Paranoá), Caíque Santa Paulina (Paranoá), Centro Educação n 1 (Guará), Escola Classe 1 do Riacho Fundo. Cada escola recebeu R$ 150 mil.
Preservação do patrimônio público
Nesta sexta, Eunice Santos visitou 18 escolas, onde conferiu o andamento das reformas e percebeu a importância da infra-estrutura no processo de aprendizagem. Agora, o desafio e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da conservação do patrimônio público. "Agora precisamos fazer um trabalho com pais e alunos e a comunidade local para que os êxitos sejam conservados".
A Secretaria de Educação deve prepararar uma cartilha para que o tema ;conservação do patrimônio publico; possa ser introduzido dentro das salas de aula.