postado em 25/07/2008 23:01
Uma nova reunião. Foi o que decidiu a assembléia dos permissionários do transporte alternativo do Distrito Federal na noite desta sexta-feira (25/07). Eles afirmaram que, neste sábado (26/07), vão cumprir a portaria 34/2008 da Secretaria de Transportes do DF, que prevê a substituição do transporte alternativo por 350 microônibus. Esta sexta-feira foi o último dia para as vans circularem. A partir deste sábado os carros que desobedecerem serão considerados piratas e multados em até R$ 5 mil.
Os motoristas prometem se encontrar nos 37 terminais, mas garantem que não farão transporte de passageiros. Isso, enquanto os representantes de linha decidem as ações da categoria, em encontro na sede do Sindicato dos Permissionários do sistema alternativo (Sintrafe) , em Taguatinga.
Na noite desta quinta-feira (24/07), os permissionários chegaram a iniciar uma assembléia, mas decidiram adiar a decisão para esta sexta-feira. Porém, durante a reunião, que durou quase três horas, cerca de 300 pessoas apoiaram as negociações com o governo. O sindicato quer que as vans rodem até dezembro de 2009 e que a próxima licitação de microônibus inclua 250 veÃculos.
Irregularidades
O governo garante que colocará os microônibus em circulação apesar de uma recomendação contrária do Tribunal de Contas do DF. Na tarde dessa quinta-feira, os conselheiros do tribunal reafirmaram a ilegalidade da licitação para a compra dos veÃculos e consideraram que ela deveria ser suspensa. Em dezembro de 2007, o presidente do tribunal, Paulo César Ãvila, havia afirmado que a concorrência pública para a compra de microônibus apresentava irregularidades no edital.
Ãvila determinou que a Secretaria de Transportes fizesse alterações no texto: o prazo de concessão chegaria a sete anos, prorrogável por igual perÃodo; uma caução de R$ 29.289 teria de ser depositada para cada lote que o participante desejasse apresentar proposta. Além disso, o edital não poderia exigir que as cooperativas tivessem em seu quadro profissionais com experiência na condução de veÃculos do tipo microônibus.