postado em 28/07/2008 16:39
A Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colméia, ganhará uma sala de apoio ao advogado nesta quarta-feira (30/07). Esta será a segunda sala do tipo ; a primeira foi inaugurada no dia 17 de junho no Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário da Papuda.
Segundo a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF, Estefânia Viveiros, as salas são iniciativa inédita em presídios da região. ;Temos 25 outras salas do advogado em Tribunais e Fóruns da cidade, mas estas são as primeiras que vão colaborar no dia-a-dia dos profissionais que atendem aos clientes no presídio;, afirma.
A construção das salas é uma parceria com a Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP/DF). ;O objetivo é que o projeto continue a crescer e atinja todas as penitenciárias do DF;, informa Viveiros. ;Os advogados penalistas aprovaram a implementação do serviço;, confirma a presidente da OAB/DF, que conduzirá a cerimônia de inauguração da sala na Colméia a partir das 10h desta quarta.
A necessidade de instalar as salas foi constatada pela Diretoria da OAB/DF vendo que muitos dos advogados precisavam de aparelhos de impressora, fax, acesso à internet ou uso de um espaço para organizar seu trabalho. Cerca de 60 defensores freqüentam a sala da Papuda diariamente. ;Vamos ter à disposição dos advogados uma secretária para colaborar com o trabalho junto aos clientes;, acrescenta a presidente.
Novas salas
Pelo acordo entre a OAB/DF e a SSP/DF, os espaços são cedidos pelo Governo do Distrito Federal e a reforma e equipamentos são financiados pela Ordem dos Advogados. Ainda serão contempladas a Penitenciária do Distrito Federal II (PDF II), o Centro de Internamento e Reeducação (CIR), o Centro de Progressão Penitenciária (Galpão) e a Penitenciária do Distrito Federal I (PDF I).