postado em 28/07/2008 19:42
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal confirmou nesta segunda-feira (28/07) o primeiro caso de hantavirose deste ano. A secretaria trabalha com duas hipóteses para que o paciente ; um militar de 32 anos ; ter contraído a doença: a primeira, em um quartelem área rural e a segunda, no interior de Goiás, para onde ele teria viajado recentemente. A suspeita é de que ele tenha ficado doente em julho. O militar já recebeu alta e passa bem.
Segundo o subsecretário de Vigilância Ambiental do DF, Joaquim Barros, agentes da Secretaria de Saúde irão ao quartel instalar armadilhas para os roedores nesta terça-feira (29/07).
Suspeita
Um homem, de 46 anos, morador do Lago Oeste morreu neste domingo (27/07) no Hospital Santa Lúcia com suspeita de hantavirose. Os exames já descartaram a hipótese de que a morte tenha sido provocada por dengue, febre amarela ou leptospirose. O exame sorológico da vítima deve sair em sete dias. No ano passado foram registrados sete casos da doença no DF.
A hantavirose é uma doença provocada pelo hantavírus encontrado em ratos silvestres, que vivem em áreas rurais. Os sintomas são febre acima de 38 graus, dores musculares e dificuldade de respirar. Apesar do risco de morte, a hantavirose tem cura. Mas é importante que quem apresente os sintomas procure uma unidade de saúde o mais rápido possível.