postado em 01/08/2008 14:25
A partir desta sexta-feira (01º/08) os taxistas do Distrito Federal devem seguir uma série de regras para ter certificação oficial. O secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, instituiu o Selo Brasília, indicador de qualidade superior dos Táxis, que será atribuído aos motoristas que atenderem diversos requisitos.
Entre as exigências, o veículo deve ter no máximo cinco anos, no mínimo quatro portas e ar condicionado. A capacidade do porta-malas não pode ser inferior a 290 litros e as cores devem ser branca, cinza claro ou prata. Além disso, o automóvel precisa ter um dispositivo para o controle de emissão de gases poluentes e de ruído.
Existem também normas para os motoristas. Eles devem usar uniforme completo ; que inclui camisa, calça e sapatos sociais ; , manter a barba e o cabelo aparados e as unhas limpas. É proibido o uso de chapéu, boné e camisas curtas ou decotadas.
O Selo Brasília, que deve ficar sempre no lado direito do pára-brisa, passa a ser condição obrigatória para o embarque de passageiros em Brasília e no Aeroporto Internacional Jucelino Kubitschek de Oliveira. A determinação, publicada no Diário Oficial do DF nesta sexta-feira, dá um prazo de seis meses para que os motoristas e as empresas de táxi se adaptem às normas.