postado em 06/08/2008 08:46
Um carregamento de cerca de 470kg de maconha, divididos em 538 tabletes e 500 esferas de haxixe, que viria para Brasília foi apreendido no início da manhã desta terça-feira (05/08) no Mato Grosso Sul. A picape Kombi, placas JEK 3676-DF, com adesivos anunciando que fazia fretes, dirigida por Nilvan Antônio de Sá, 29 anos, foi abordada por policiais rodoviários federais em Campo Grande.
Os policiais indagaram o motorista sobre a origem e destino da viagem e desconfiaram do nervosismo de Nilvan aos responder os questionamentos. Eles resolveram fazer uma vistoria minuciosa no veículo e encontraram a droga num fundo falso, acessado pela lateral da Kombi. Junto da carga, havia um abacaxi. Segundo Nilvan, a fruta serviria para camuflar o odor dos entorpecentes e dificultar a identificação pela polícia. O condutor disse ser morador de Santa Maria, no Distrito Federal e contou aos policiais que havia buscado a droga em Capitán Bado, município paraguaio na fronteira com a cidade matogrossense de Coronel Sapucaia, próxima a Ponta Porã. Ele contou que era a primeira vez que transportava esse tipo de carga e que receberia R$5 mil pelo trabalho.
O inspetor Ademilson de Souza Benitez contou que a porta do compartimento estava escondida por uma camada de massa plástica. Segundo ele, a cidade paraguaia de Capitán Bado é conhecida na região como capital da maconha. Nilva foi encaminhado, junto com a Kombi e a carga, para a Delegacia Especializada de Repressão a Narcóticos (Denar), em Campo Grande. Ele não disse de quem havia recebido as drogas nem para quem entregaria no DF.
Segundo o inspetor Ademilson de Souza Benitez, a apreensão é considerada de porte médio. Este ano já houve uma apreensão de 4 toneladas de maconha perto da cidade de Coronel Sapucaia, contou.
A PRF do Mato Grosso do Sul tem feito barreiras itinerantes para o combate ao narcotráfico na fronteira com o Paraguai. Sabemos que ficar fiscalizando só no posto policial não traz resultados, afirmou. Segundo de Souza, ontem (terça-feira), perto da mesma cidade, houve duas apreensões. Numa delas, foram encontrados 82kg de cocaína e 300 kg de maconha num caminhão que ia para o Rio de Janeiro. Em outra ocorrência, foram encontrados cinco pacotes com cerca de 145kg de maconha, no km 70 da BR-463, a 3km de um posto da Polícia Rodoviária. O inspetor de Souza disse que nesta época do ano ocorre o escoamento da safra de maconha do Paraguai para o Brasil.