postado em 07/08/2008 16:16
As aulas do segundo semestre na Universidade de Brasilia (UnB) começam no próximo dia 11 de agosto e, como é tradicional, a instituição dará uma recepção aos calouros nesta sexta-feira (8/08), antes do fim-de-semana que antecede a volta às atividades acadêmicas. Os novos alunos receberão informações e orientação sobre as atividades e programas da universidade ; atividades físicas, cursos de idiomas, de aperfeiçoamento e eventos culturais estão entre as opções extra-classe oferecidas. Quem comparecer, receberá kit com adesivo e folhetos informativos sobre o funcionamento da universidade.
Segundo a decana de Assuntos Comunitários da UnB, Rosana de Castro, um dos objetivos da recepção é mudar a percepção dos alunos de que a universidade é apenas um local de estudos.
Além da orientação dada aos calouros, será exibido, ainda, durante as boas-vindas, o documentário Dois Candangos, produzido em 1994 por professores da UnB e que traz informações sobre a história de Brasília e da própria universidade. Entre as curiosidades de que o filme trata, estão episódios como a aula inaugural da instituição de ensino e as invasões militares no Campus durante a ditadura.
Os quatro decanos da instituição ; responsáveis pelo Decanato de Ensino de Graduação (DEG), Decanato de Assuntos Comunitários (DAC), Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (DPP) e o Decanato de Extensão (DEX) ; falarão, cada um, sobre as funções das unidades que administram. O reitor pro tempore da UnB, Roberto Aguiar, também estará presente ao evento.
Trotes
Nesta quinta-feira (07/08) o Decanato de Assuntos Comunitários da universidade discutiu, em reunião, a questão dos trotes violentos. ;Apesar de serem poucos casos, eles existem causam grande tumulto;, informa. De acordo com ela, a equipe do DAC estuda formas para extinguir, com a contribuição da sociedade, esse tipo de prática. O tema também será abordado no evento de recepção aos calouros nesta sexta.
Serviço
A recepção aos novos estudantes da UnB ocorrerá nesta sexta-feira (08/08), às 9h, no Centro Comunitário Athos Bulcão, localizado próximo ao prédio da Biblioteca Central no campus do Plano Piloto. O objetivo é informar os estudantes sobre o funcionamento da universidade.