postado em 09/08/2008 12:53
Começou neste-sábado (09/08) a Campanha Nacional de Vacinação para Eliminação da Rubéola. A expectativa do Ministério da Saúde é imunizar aproximadamente 70 milhões de homens e mulheres até o dia 12 de setembro. Pela primeira vez, o foco da são os homens, que em 2007 representaram 70% dos casos de rubéola registrados no país.
Todas as crianças de até cinco anos e os adultos com idades entre 20 e 39 anos devem procurar um dos 366 postos do DF para se vacinar. Eles estão montados em hospitais, centros e postos de saúde, além de escolas e comércios. O atendimento começou às 8h e vai até 17h.
A expectativa da Secretaria de Saúde do DF é vacinar 219 mil crianças de até cinco anos e 910 mil adultos. A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada por vírus que atinge principalmente as crianças. Provoca sintomas como febre, manchas pelo corpo, dor nas articulações, perda de apetite e tosse.
A conseqüência mais grave ocorre quando a pessoa infectada é uma grávida. Nesses casos, a doença pode provocar aborto ou o nascimento de crianças com síndrome da rubéola congênita, que pode causar deficiência auditiva, lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), malformações cardíacas e alterações neurológicas (microcefalia, meningoencefalite, atraso do desenvolvimento neuropsicomotor).
Contra-indicações
A vacina contra a rubéola não deverá ser aplicada em gestantes, pessoas com febre alta, alergia grave ou que estejam fazendo tratamento quimioterápico ou tenham baixa imunidade. Em caso de dúvida em relação à vacina, a pessoa deve procurar a equipe de saúde que estará a postos durante o sábado ou ligar para o telefone 3361-4531. Nos demais dias da campanha, o usuário poderá ligar para o telefone 3905-4639.