postado em 09/08/2008 20:27
No primeiro dia da campanha de vacinação contra rubéola 203.307 adultos foram vacinados no Distrito Federal. A campanha que começou neste sábado (09/08) vai até o dia 12 de setembro. De acordo com balanço da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, o número representa 22,3% do alvo da campanha.
Do total de adultos vacinados 123.991 (61%) são mulheres e 79.316 são homens (39%). Segundo a médica sanitarista da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, Ivone Perez, o resultado foi positivo. ;O balanço do primeiro dia foi positivo para o início da campanha que continuará por mais cinco semanas. O objetivo agora é conscientizar homens e mulheres de que é preciso tomar a vacina;.
A secretária informou que quem não tomou a vacina contra rubéola no primeiro dia da campanha, a partir de segunda-feira (11/08) pode ir a um dos centros de saúde da rede pública, em todas as cidades do DF. Um estoque de 1,2 milhões de doses de vacina foram distribuídas para os postos. Segundo Ivone Perez, mesmo quem já foi vacinado ou já teve rubéola deve ser vacinado nesta campanha.
Contra-indicação
A vacina contra a rubéola não deve ser aplicada em gestantes, pessoas com febre alta, alergia grave, que estejam fazendo tratamento quimioterápico ou tenham baixa imunidade.
Doação de sangue
De acordo com determinações técnicas do Ministério da Saúde, quem toma vacina contra rubéola não pode doar sangue por um período de 30 dias. Por isso, a Fundação Hemocentro de Brasília solicita aos doadores voluntários que compareçam ao Hemocentro antes de tomar a vacina.
A partir de segunda-feira as dúvidas sobre a vacinação contra rubéola podem ser esclarecidas pelo telefone 3905-4639.
Poliomielite
A campanha contra a poliomielite atingiu 189.125 crianças, o que representa 69,6% da população alvo, estimada em 207.661 crianças com menos de cinco anos de idade. A campanha foi realizada em 366 postos em todo Distrito Federal, com a participação de 4.122 funcionários da Secretaria de Saúde, Polícia Militar e Detran.
Com informações da Secretária de Saúde do DF