Cidades

Correio forma primeira turma de jornalistas multimídia

;

postado em 13/08/2008 20:20
Após quase seis meses de curso, repórteres, sub-editores e editores do Correio Braziliense lotaram o auditório do jornal para a cerimônia de formatura da primeira turma do Curso de Formação em Multimídia, nesta quarta-feira (13/08). Os 25 profissionais receberam o certificado das mãos do diretor de redação, Josemar Gimenez. Outros 25 jornalistas também farão parte da segunda turma do curso nos próximos meses. A idéia é de que até o próximo ano 30% da redação do Correio esteja preparada para enfrentar a realidade de uma redação na era da convergência.

Para Josemar Gimenez, o desafio daqui para frente é colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula no dia-a-dia da redação. ;Vamos continuar investindo em nossos profissionais até que todos recebam treinamento;, afirma. Para marcar a conclusão do curso e da aula inaugural da segunda turma, o Correio convidou o jornalista Alberto Cairo para ministrar palestra sobre infografia e jornalismo multimídia. Cairo é chefe de infografia online do diário espanhol El Mundo e professor da Faculdade da Carolina do Norte, Chapel Hill.

Durante mais de uma hora, o jornalista do El Mundo falou do diferencial que significa para uma empresa de comunicação trabalhar com equipes multidisciplinares para a realização dos trabalhos jornalísticos. ;A chave está em uma redação onde os profissionais trabalham lado a lado, em parceria;.

Os 25 alunos-profissionais cumpriram uma jornada de 180 horas/aulas divididas em módulos como radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, produção de conteúdo para novas mídias, jornalismo impresso na era digital e estética da notícia. Além de seminários sobre fotojornalismo, montagem e edição em tevê e vídeo, web 2.0, entre outros. Os resultados já podem ser visualizados no site () nos links de vídeo, podcast, blogs e no telejornal diário Correio Notícias.

As aulas foram ministradas por professores do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB). ;Foi um desafio desenhar um curso para uma realidade específica, como é o caso de alunos com perfil mais qualificado. A abertura de uma segunda turma dependia da avaliação da primeira, e pelo jeito tudo correu muito bem;, conta o coordenador do curso Bruno Nalon.

;Começamos o curso em março, antes mesmo do site ser lançado (21 de abril), então nos considero um projeto em formação. Estamos tendo a oportunidade de fazer algo diferente do que outros meios vêm fazendo;, comemorou a formanda e editora da Revista do Correio, Cristine Gentil.

Repórter da editoria de Economia, Letícia Nobre é uma das jornalistas que participarão da segunda turma de formação em multimídia. ;A convergência da mídia é o futuro do jornalismo, e será um caminho sem volta. Então, precisamos nos preparar para essa realidade;, diz. A repórter de Cidades Elisa Tecles também está animada: ;Acho que o curso vai nos dar ferramentas para propor idéias que não podem ser inseridas na versão impressa do jornal;.

Professor da disciplina de webjornalismo, o editor de Política do Correio, Alon Feuerwerker, acredita que as aulas trazem novidades não vista antes nas universidades. ;Minhas aulas envolvem aspectos técnicos que, no início, causam certo desconforto, mas considero importante para que a pessoa conviva com a mídia internet;, avalia.

O site
O foi ao ar no aniversário de 48 anos de Brasília e do jornal - 21 de abril. Diariamente, os internautas têm acesso ao telejornal Correio Notícias e, aos domingos, os internautas também podem conferir o programa de esportes Bate-Pronto. E, uma vez por semana, o Correio Debate, que trata de temas ligados à política nacional.

No site, as pessoas ainda encontram a seção podcast (gravações em áudio) com entrevistas sobre assuntos recorrentes na mídia. Vídeos, infografias (representações visuais da informação), galerias de fotos, blogs, quizz (testes de conhecimento), enquete, fórum, informações sobre o tempo e indicadores econômicos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação