postado em 17/08/2008 15:04
Este domingo (16/08) é um dia especial para a dona de casa Sônia Alves dos Santos, 28 anos. A família dela é uma das 150 que foram transferidas da quadra 203, em Samambaia, para as quadras residenciais 829 e 833, na mesma cidade do Distrito Federal. Ela, o marido e os três filhos deixaram o barraco onde moravam há cinco anos na antiga invasão para ocupar uma casa de alvenaria com dois cômodos, pronta para ser aumentada.
"Gostei bastante desse lugar e minha casa vai ficar em uma esquina. Estou animada", comemorou Sônia. Ela ganhou um termo de concessão de uso do terreno, e daqui a três anos poderá requerer a escritura definitiva. Cada lote tem 7,5m x 15m, equivalente a 105 metros quadrados, com água e luz ligadas, o que representa outra conquista para os moradores: agora eles passam a ter comprovantes de residência.
O marido de Sônia, Adeilton Alves de Oliveira, 29 anos, também comemora a realização do sonho da casa própria. "Finalmente o governo agiu conosco", diz. O próximo passo, segundo ele, será construir um banheiro para dar mais qualidade de vida aos três filhos, de 9, 8 e 2 anos de idade.
"Estamos dando dignidade para essas família e daqui há um ano vou voltar aqui e vocês vão ver a diferença", disse o governador José Roberto Arruda. O governador do DF informou ainda que o esgoto já está sendo construído e o asfalto licitado. Segundo o secretário de Obras, Márcio Machado, o próximo período de chuvas deve atrapalhar um pouco dos trabalhos de pavimentação. "Mas na outra estação chuvosa não vai ter lama aqui", garantiu.
Arruda pediu aos beneficiados que não vendam seus lotes e ressaltou que as mulheres chefes de família serão as titulares dos terrenos. A idéia é garantir a permanência dos contemplados nas áreas. A promessa do governador é que até o fim do ano o conjunto habitacional tenha também captação de esgoto.
Hoje, 50 famílias receberam as casas prontas para morar. As 100 restantes estarão assentadas até a próxima quinta-feira. Ao todo, aproximadamente 800 pessoas serão beneficiadas, segundo os cálculos do GDF.