Os brasilienses podem preparar a garrafinha de água porque a semana será de baixos índices de umidade relativa no ar. Nesta segunda-feira (18/08), o índice chegou a 27% e, segundo o aviso da Defesa Civil, a massa de ar seco que paira na região central do Brasil causa índices menores que 30% durante a semana. ;Existe uma chance que o índice seja o menor de todo o ano;, diz a metereologista do Instituto Nacional de Metereologia (Inmet), Márcia Seabra. Até o momento o índice mais baixo registrado no ano foi de 16%, no dia 24 de julho.
Segundo a especialista, os valores históricos comprovam que a média tem os menores índices neste mês. Inclusive, o menor já registrado foi no dia 7 de agosto de 2002, quando a umidade relativa no ar chegou a 10%.
;Até quinta-feira acreditamos que a situação vai ficar bem estável, variando entre 65% e 20% de umidade;, informa a metereologista. ;Os momentos de maior secura acontecem ente 15h e 17h;, explica.
De acordo com a previsão do Inmet, as temperaturas continuam sem variações drásticas e o frio parece ter ido embora. A máxima para os próximos dias é de 29;C e a mínima não passa de 15;C.