postado em 19/08/2008 19:47
O projeto de lei que beneficiará 27 mil servidores da saúde será enviado nesta quarta-feira (28/08) para a Câmara Legislativa do Distrito Federal. O aumento de 10% - a ser pago a partir de setembro ; foi autorizado pelo governador do DF José Roberto Arruda nesta terça-feira (19/08). O governo local irá gastar cerca de R$ 35 milhões a mais com a folha de pagamento até o fim de 2008. Os beneficiados serão das áreas de odontologia, enfermagem, administrativa e os agentes comunitários.
Em junho deste ano, o GDF aprovou aumento de 9% para mais de 4 mil médicos da rede pública. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão, Ricardo Penna, o acordo com os servidores ainda prevê outro reajuste em 2009, que será calculado com base no Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC).
As negociações entre o governador Arruda, o secretário de Saúde, José Rubens Iglesias, o secretário Ricardo Penna e representantes do SindiSaúde aconteceram durante reunião no Centro Administrativo do GDF.
O Fundo Constitucional do DF foi promulgado em 2002 e tornou compulsórias as antes voluntárias transferências da União para o Distrito Federal, para custear as áreas de educação e saúde. As despesas de pessoal e custeio da área de segurança pública também são pagas com recursos federais.