Cidades

Praça dos Cristais é revitalizada

Praça em frente ao Quartel General do Exército foi revitalizada. Obra será inaugurada na próxima sexta e já atrai visitantes

postado em 25/08/2008 09:35
Distante do movimento das avenidas e cercada pelo silêncio, a Praça Cívica do Quartel General do Exército, popularmente conhecida como Praça dos Cristais, recupera-se de anos de maus tratos e esquecimento e aguarda que a população de Brasília dela se aproxime com respeito e atenção. Os espelhos d;água que se escondiam sob camadas de terra vermelha, agora se animam com a água do poço artesiano. Depois de vinte anos sem funcionar, ele foi recuperado e abastece os espaços nos quais começam a viver dois mil peixes, entre carpas, tilápias e carás. Até a pedra portuguesa que pavimenta a praça foi lavada para recuperar um pouco do aspecto original.

Aos 38 anos, a Praça dos Cristais ; o nome vem das esculturas de pedra em forma de cristais, que simbolizam as riquezas minerais do Planalto Central ; ganhou a restauração por dois motivos: o espaço está sendo tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, em 2009, será comemorado o centenário do arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx, criador do projeto da praça.

O prefeito militar de Brasília, coronel Santos Guerra, dirige os trabalhos. Ele quer a obra pronta até 31 de agosto, para as comemorações do Dia do Soldado, quando haverá a Corrida Duque de Caxias, patrono do Exército. ;Queremos inserir a praça no roteiro turístico arquitetônico de Brasília;, planeja o prefeito. Para isso, o Exército gastará cerca de R$ 300 mil.

Burle Marx foi o paisagista que descobriu a riqueza da flora nativa. Amante da natureza, chegou a catalogar 46 novas plantas e emprestou seu nome para várias espécies. Quando criou o projeto da Praça Cívica, Roberto Burle Marx incluiu 53 tipos de plantas tropicais. Muitas delas morreram ao longo dos anos. Agora, com o apoio da Terracap, o prefeito militar quer trazer mudas das mesmas espécies. ;Vamos ter até vitória-régia;, promete o coronel Santos Guerra.

Empresas particulares de hidráulica, energia elétrica e jardinagem estão colaborando com a recuperação. Doze postes de iluminação pública já estão ligados, o que vai permitir passeios noturnos. ;A praça era insegura à noite. E, de dia, não era visitada por falta de atrativos. Estamos devolvendo para uso da população;, afirma o prefeito militar.

Os espelhos d;água vão receber 20 milhões de litros de água do poço artesiano. Isso vai garantir que a evaporação diária, de quatro centímetros, não volte a secar os pequenos lagos espalhados em toda a praça. ;A área está mais úmida, aqui será um lugar agradável para as pessoas passearem;, afirma o prefeito. Ele conta, no entanto, que não haverá bancos para os visitantes se sentarem porque não estava previsto no projeto original.

Chácara
Adão Ferreto e a mulher, Neli, levam cadeiras e se reúnem embaixo das mangueiras da Praça dos Cristais para tomar chimarrão com o amigo João Ramão Soares e a mulher, todo fim de tarde. Militar reformado, Adão encontrou no local a mesma tranqüilidade de sua casa, em Carazinho, no interior do Rio Grande do Sul. ;Isso aqui é a nossa chácara;, afirma, enquanto serve o mate para Neli, que gosta de caminhar na praça pela manhã e volta ao fim da tarde para encontrar o grupo.

Eles não são os únicos atraídos pela calma da praça, que entardece com o canto dos pássaros. Segundo o coronel Santos Guerra, muitas aves estão de volta desde que as plantas começaram a ser recuperadas. ;Até garças já apareceram;, afirma.

Marlene Ferreira sai da Asa Norte com seu cachorro, nos fins de tarde, para caminhar entre os espelhos d;água. ;Faço uma terapia aqui. Sinto falta de água em Brasília, morei muitos anos no Nordeste, onde havia praias;, explica a dona do Bacana.

Ela considera a praça um espaço privilegiado, onde é possível ter contato com a natureza fora do perímetro urbano da cidade. ;A gente sente a umidade e aproveita o verde enquanto faz caminhadas;, diz Marlene.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação