Cidades

DF tem 18 hectares destruídos por 15 focos de incêndio nesta quinta

;

postado em 28/08/2008 16:03
Somente na manhã desta quinta-feira (28/08) foram registrados 15 focos de incêndio em Brasília. Segundo o 4; Batalhão de Incêndio Florestal, mais de 18 hectares foram devastados pelo fogo até o momento. Três ocorrências ainda não foram controladas: uma na DF-150, próximo ao balão do Colorado, e outras duas na BR-020 (uma no Km 3 e outra atrás de um depósito).

De acordo com o Soldado Sales, do 4; Batalhão, nesta manhã os moradores da Vila Rabelo II voltaram a comunicar o Corpo de Bombeiros sobre o reinício do fogo no local - que teve 15 hectares devastados entre 11h15 e 18h30 da quarta (27/08) -, mas o foco foi em uma região bem pequena e pôde ser controlado rapidamente.

Mesmo não tendo uma significância tão grande em relação ao tamanho da devastação, o incêndio da quarta, na região de vale entre a Vila Rabelo II e a Fercal, chamou a atenção pela força empregada na ação. Foram 25 militares, quatro viaturas e apóio aéreo para conter o fogo em uma área de difícil acesso.

[VIDEO1]Fumaça
Um incêndio de pequenas proporções que começou por volta das 12h50 desta quinta-feira (28/08), próximo ao campo de Hipismo do Parque da Cidade mostrou que pedestres e motoristas devem redobrar o cuidado na hora de dispensar pontas de cigarro. Segundo um funcionário da segurança do Parque, o fogo provavelmente foi provocado pela brasa de cigarro, já que a direção do vento seguia da pista para o gramado do Parque.

Só nesta semana o 4; batalhão de incêndio Florestal já atendeu a 62 focos de incêndio que destruíram 64 hectares de cerrado. Para os desavisados o Corpo de Bombeiros alerta que provocar queimadas é crime com pena de seis meses a dois anos. No caso de ocorrência de incêndio o número para acionar os Bombeiros é o 193.

Seca
Ontem a umidade relativa do ar atingiu 13% no meio da tarde. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que o tempo seco deve continuar até o fim da semana, quando uma massa de nuvens deve encobrir o céu e segurar a umidade em níveis mais confortáveis. Para hoje a previsão do Inmet é de que a umidade fique entre 20% e 55%. A temperatura máxima prevista é de 29;C.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação