postado em 28/08/2008 20:44
Foram inaugurados nesta quinta-feira (28/08) dois Postos Comunitários de Segurança em Ceilândia. O maior deles contará com um efetivo de 18 policiais e foi instalado na QNP 28, do Setor P Sul, por ser conhecido como um local de alto índice de roubos e furtos. O segundo ficará na EQNN 3/5, em Ceilândia Norte, área comercial da região. A cidade ainda ganhará 42 postos até o fim do ano. Atualmente, Ceilândia tem mais de 600 mil habitantes.
A escolha dos pontos foi baseada em uma pesquisa que apontou os locais onde ocorrem o maior número de tráfico de drogas, furtos e prostituição. O comandante do Posto Policial de Ceilândia Norte, Nilton Nascimento, visitará as redondezas nos primeiros dias de atuação para explicar à comunidade como proceder em caso de urgência.
Os moradores comemoraram a chegada dos policiais. ;Aqui tem muita boca-de-fumo e vivemos com medo, sem segurança. Agora as coisas vão mudar;, disse a moradora Janete Pereira, 31 anos. Ela tem um salão de beleza na cidade há mais de 20 anos. ;O posto vai melhorar o meu trabalho. Vou poder atender minhas clientes aos sábados e domingos até mais tarde;, conta.
O aposentado Heres de Oliveira, 58 anos, concorda com Janete. ;A idéia é boa. Os policiais fardados vão inibir os delinqüentes;, afirma.
Os novos postos seguem o padrão dos outros 21 que já funcionam em todo o DF: dispõem de telefone, computador, banheiro, copa e uma torre de oito metros de altura para patrulhamento visual.
Durante a inauguração do posto da Ceilândia Norte, o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, prometeu para as crianças da Escola Classe 26 uma quadra de esportes. "Estarei de volta aqui em 90 dias para inaugurar esse espaço".