postado em 29/08/2008 09:08
Os cerca de 100 voluntários que participam da rede Anjos do Amanhã foram homenageados nessa quinta-feira (28/08) no auditório da Vara da Infância e Juventude (VIJ) na Asa Norte em comemoração ao Dia Nacional do Voluntariado. Durante o evento, a coordenadora do programa, Lúcia Passarinho, o Juiz titular da VIJ, Renato Scussel e a diretora da VIJ, Simone Resende, destacaram a importância do trabalho dos voluntários para a transformação da vida das crianças e adolescentes que vivem em situação de risco.
A rede Anjos do Amanhã foi criada pela Vara da Infância e Juventude há dois anos com a proposta de complementar o trabalho de atendimento aos jovens em situação de risco realizado pela VIJ. Ao todo, 54 instituições entre escolas, creches e abrigos são beneficiadas pela rede atualmente. Estima-se que 3,8 mil crianças e adolescentes sejam atendidos pelos voluntários. ;Com a criação da rede de voluntários tornou-se possível aprofundar a atuação da VIJ para uma postura mais pró-ativa em relação aos problemas das crianças;, declarou a coordenadora Lúcia Passarinho.
Para se tornar um voluntário da rede os interessados podem acessar o site www.anjosdoamanha.tjdft.jus.br e se cadastrar em um dos oito eixos de atuação voluntária. As instituições que desejam ser beneficiadas com o trabalho dos voluntários também podem se cadastrar, porém, é necessário apresentar os documentos como Registro da Comissão dos Direitos da Criança e Adolescente, comprovante de endereço, CNPJ além de RG e CPF do responsável pela instituição. Voluntária há um ano, a psicopedagoga Rose Pacheco sente-se satisfeita com os resultados. ;Nosso trabalho é uma forma de transformar um ambiente hostil em algo melhor;, disse Rose.
Oportunidades
A oficial do programa de voluntariado das Nações Unidas, Anika Gärtner, aproveitou a oportunidade para divulgar as opções de trabalho oferecidas pela ONU. Mais uma opção de voluntariado no Brasil ou em outras partes do mundo é por meio do programa da Organização das Nações Unidas (ONU), explicou Anika. Os interessados podem se cadastrar no site www.pnud.org.br/onu onde é divulgada uma lista com as vagas para voluntários. Para participar do programa de voluntariado em outros países existem alguns pré-requisitos: ter no mínimo 25 anos; curso superior completo e experiência de trabalho como voluntário.